domingo, 5 de setembro de 2021

Evandro Leitão defende democracia e lamenta ataques às instituições

 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), ressaltou, na abertura da sessão plenária presencial e remota da Casa, nesta quinta-feira (02/09), a importância da democracia e a comemoração da Independência do Brasil, celebrada no dia sete deste mês.

O parlamentar pontuou que a democracia é o melhor caminho em direção a um país mais igualitário e somente com liberdade podemos cobrar dos governantes políticas públicas que atendam aos anseios da população. “Até aqueles que atacam a democracia podem ir às ruas se manifestar graças a ela”, assinalou.


Segundo Evandro Leitão, a liberdade de expressão termina quando instituições são atacadas e, sem essas instituições brasileiras, o conceito de sociedade deixa de existir. “Nenhum arroubo autoritário deve ressoar, pois a democracia é a voz que legitima o povo. Não nos enganemos com aqueles que querem fazer um levante contra o estado democrático de direito para golpear todas as representatividades dos cidadãos, seja o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Sistema Eleitoral, que garantiu a integridade do processo de votação daqueles que hoje estão no poder e agora se voltam contra esse mesmo sistema, com receio que o povo não mais os queira lá”, apontou.

O presidente da Casa fez ainda um apelo ao povo cearense para manter o uso da máscara e manter o distanciamento social, principalmente durante qualquer manifestação.


A campanha Setembro Amarelo, que faz alusão à prevenção do suicídio, também foi destacada pelo deputado. “Esta Casa tem abraçado essa bandeira e criou, em 2019, a Frente Parlamentar de Combate à Depressão e ao Suicídio, que tive a honra de presidir e hoje é presidida pela deputada Érika Amorim (PSD). Em março, inauguramos ainda o Núcleo de Saúde Mental, na Casa, e em maio, aprovamos o projeto que institui o Fundo Estadual em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio”, lembrou. O parlamentar informou ainda que a Casa vai contar com ampla programação em alusão ao Setembro Amarelo, que será divulgada ao longo do mês, oferecendo estratégias para o reconhecimento de emoções, autocuidado, prevenção à autolesão, comunicação não violenta, formas de solicitar ajuda, entre outras.


Evandro Leitão informou também que, na sexta-feira (03/09), junto com a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, vai oficializar a entrega de 10 mil  cestas pela Assembleia Legislativa.

Outro informe divulgado é sobre a campanha Ceará 100% Imunizado. “Tivemos ontem uma reunião com representantes do setor produtivo, Ministério Público e Secretaria da Fazenda, para debatermos estratégias para a campanha de estímulo aos trabalhadores do comércio e indústria a tomarem as duas doses da vacina contra Covid-19”, salientou.


O parlamentar anunciou ainda que, na próxima quarta-feira (08/09), uma nova reunião está marcada para reforçar a importância da vacinação. “Somente a vacina permitirá que voltemos à normalidade. É preciso respeitar as 580 mil vidas perdidas e agir com responsabilidade, protegendo a si e ao próximo”, frisou.

O deputado solicitou um minuto de silêncio aos mais de 24 mil óbitos no Ceará e 580 mil em todo o Brasil e se solidarizou com todas as famílias enlutadas.