domingo, 5 de setembro de 2021

Câmara lança campanha “Setembro Amarelo” de prevenção e combate ao suicídio

 


A Câmara Municipal de Fortaleza lançou a campanha “Setembro Amarelo” de prevenção e combate ao suicídio, com o objetivo de conscientizar e ampliar o acesso à informação. A campanha, que se prolongará por todo mês de setembro, chama a atenção para a necessidade de as pessoas estarem disponíveis para ouvir o outro, de dar atenção ao que ele fala, de dar espaço para que ele se pronuncie, sem julgamentos. A ideia é criar uma rede de apoio envolvendo família, amigos e profissionais para dar suporte a quem está precisando, pois isso pode salvar vidas.


Para o presidente Antônio Henrique esse é um tema muito importante não só para a Câmara, mas para toda a Cidade. “O Legislativo, como poder que representa o povo, não poderia ficar silente com relação a esse tema, quando sabemos que o suicídio é a terceira maior causa de morte de jovens entre 15 a 29 anos e que 90% deles podem ser evitados, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por isso, precisamos falar sobre o assunto. É importante debater para que as pessoas se sintam incluídas nesse processo. Durante todo o mês faremos ações na Casa para atingir os parlamentares, assessores, servidores, e a população que nos visita diariamente”, frisou.


O Departamento de Saúde da Câmara é responsável pelo desenvolvimento das ações inerentes à campanha, realizando as abordagens e a entrega do material aos vereadores, servidores e visitantes. Segundo a coordenadora do Departamento, Lúcia Bayma, é importante realizar ações como essa para alertar a população sobre o autocuidado, e a necessidade de ter um olhar mais atencioso para essa problemática, que atinge principalmente os adolescentes. Ela destaca a disseminação das informações via redes sociais como um dos principais canais para que as informações cheguem ao maior número de pessoas possíveis.Vou