quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Caminhada da seca de Senador Pompeu entra no roteiro turístico do Ceará


A Assembleia Legislativa aprovou hoje (15), em sessão ordinária, o projeto de lei 360/2021, de autoria do deputado estadual Acrísio Sena (PT), que inclui a Caminhada da Seca de Senador Pompeu no roteiro turístico do Ceará. A Caminhada acontece sempre no 2o domingo de novembro, desde 1982, como forma de reverenciar as vítimas das secas, mortos - pela fome, sede ou por doenças - nos campos de concentração do município, enterrados em vala comum, nas proximidades do açude do Patu. Oficialmente, ocorreram 1.637 mortes, mas se avalia que o número de vítimas é muito maior devido à subnotificação dos óbitos.


Os corpos dos falecidos eram enterrados, inicialmente, em valas. Depois foi construído o Cemitério da Barragem, local onde são cumpridas promessas e é o ponto final da Caminhada.

“Além do tombamento estadual dos casarões que formam o campo de concentração do Patu, com restauro dos casarões, e lutamos pela criação de uma Unidade de Conservação ambiental no local. Os campos de concentração espalhados pelo Ceará no início do século XX tinham o objetivo de isolar dos demais os sertanejos que tentavam sobreviver à seca do sertão fugindo para a capital”, explica.