sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Assembleia Legislativa faz homenagens a profissionais no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio


O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/09) recebeu programação na Assembleia Legislativa com homenagens a profissionais, colaboradores e personalidades que atuam diretamente com a pauta da saúde mental. O presidente do Poder Legislativo, Evandro Leitão, ressaltou o compromisso com essa questão, que tem debate reforçado durante o mês de setembro. A partir de segunda-feira (13/09), o Núcleo de Saúde Mental percorrerá municípios do interior para conversar com estudantes de escolas públicas sobre o assunto. 



A agenda desta sexta-feira (10/09) iniciou com o abraço simbólico no Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, com depoimentos e o destaque para a importância de se falar cada dia mais sobre o tema. Na sequência, no Plenário da Assembleia Legislativa, houve uma audiência pública para tratar sobre a saúde mental. Em seguida, foi realizada sessão solene em homenagem aos profissionais que atuam na área. "Quero também parabenizar todas as instituições e profissionais homenageados nesta sessão solene. Este reconhecimento é fruto do valoroso trabalho de vocês que diuturnamente atuam para cuidar da saúde mental dos cearenses e para salvar vidas. Falar é a melhor solução para o despertar". 


Ao longo deste mês, a Assembleia tem desenvolvido atividades para ofertar estratégias para o reconhecimento de emoções, autocuidado, prevenção à autolesão, comunicação não violenta, formas de solicitar ajuda e possibilidades de atendimento em saúde mental. "Nesta perspectiva, é crucial esclarecimentos sobre a importância da saúde mental. Ainda hoje ouvimos frases como 'você tem tudo, por que está triste?' ou 'isso é falta de fé'. Temos o desafio de quebrar estigmas e tratar, de fato, o problemas relacionados à saúde mental como questão de saúde pública", destacou Evandro.