sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Título de eleitor e caderneta de anotações e outras Relíquias do Padre Cícero serão restauraras no na Fundação Rui Barbosa no Rio de Janeiro

 


A Fundação Casa de Rui Barbosa no Rio de Janeiro vai restaurar o acervo de relíquias do Padre Cícero Romão Batista. Os documentos fazem parte do acervo que pertenceu a Dona Generosa Alencar e a escritora Fátima Menezes, num total de sete documentos, incluindo o seu título de eleitor e uma caderneta de anotações do sacerdote juazeirense.

A notícia foi transmitida pelo jornalista Marcelo Fraga ao historiador e professor aposentado a Universidade Federal do Ceará (UFC), Renato Casimiro. Segundo ele, o estado de conservação das relíquias foi avaliado pela equipe de restauradores, coordenadoras de departamentos e mais a presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Letícia Dornelles.


Trata-se do projeto “SerTão Rui: Um Fio para o Infinito, nos 88 anos de Saudades de Padre Cicero, até agosto de 2022”. Essa parceria com a Fundação Rui Barbosa, inclui ainda pesquisas e publicações sobre o Padre Cícero, que foi contemporâneo do também nordestino Rui Barbosa e que ainda teve participação na formulação da primeira constituição da República do Brasil.