segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SESI Ceará abre 2ª edição do SESI HEALTH SUMMIT – SHS

 


Hoje (30/8), o SESI Ceará, por meio do Centro de Inovação (CIS), realizou a abertura da segunda edição do SESI HEALTH SUMMIT - SHS, evento que visa a promoção de discussões sobre o papel da multidisciplinaridade no cuidado integral à saúde do trabalhador. O evento, realizado de forma online, contou com a participação da superintendente regional do SESI Ceará, Veridiana Grotti, que destacou, na abertura, o papel do SESI no contexto da saúde integral.

Na agenda de palestra estava a “Turning Crisis into Opportunity: Seven Ways Businesses Can Align with Public Health for Bold Action and Innovation”, com o cientista sênior da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, diretor do Instituto de Estudos de Saúde e Produtividade e presidente e CEO do The Health Project, Ron Z. Goetzel.


O segundo tema abordado no encontro foi “Desafios na gestão de saúde populacional na era pós-COVID-19” com o pesquisador e professor doutor em Saúde Coletiva (USP), mestre em Medicina (UNIFESP) e mestre Profissional em Economia e Gestão da Saúde (UNIFESP), Alberto Ogata. Para encerrar o dia aconteceu a palestra “Adaptação do modelo Suceptíveis, Infectados e Retirados (SIR) para a COVID-19 no Ceará” com o estatístico Nonato de Castro, que possui mestrado em matemática aplicada e estatística, além de doutorando em engenharia de teleinformática.




Segundo o coordenador do CIS, Bruno Simões, foi bem interessante a participação do público, com perguntas bem pertinentes aos temas expostos nas palestras. “Tivemos Ron Goetzel explanando sobre os resultados de uma pesquisa que aponta os caminhos para os melhores investimentos das iniciativas pública e privada na saúde, no intuito de enfrentar crises sanitárias e econômicas de maneiras mais inteligentes. E Alberto Ogata apresentando sua pesquisa que focou em levantar os desafios na gestão de saúde no pós-COVID-19”.


Amanhã (31), acontecem as palestras “O percurso da FIDI na gestão de saúde dos seus colaboradores” com Cristiane Claro e Amanda Macena; “A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020”, com Deborah Malta. Além do lançamento da ferramenta da Metodologia de Avaliação do Retorno sobre os investimentos em Saúde – ARIS com Dr Cláudio Patrício, médico do trabalho e pesquisador do CIS.