domingo, 22 de agosto de 2021

Sérgio Aguiar registra 50 anos da Diocese de Tianguá que serão celebrados neste domingo, 22


O deputado Sérgio Aguiar (PDT) registrou na Assembleia Legislativa que neste domingo (22/08), acontece o ápice dos festejos religiosos em alusão aos 50 anos de fundação da Diocese de Tianguá. 


Hoje, será  celebrada solenidade litúrgica, com a presença de autoridades locais.

Sérgio Aguiar repassou o histórico da diocese, que foi criada pelo Papa Paulo VI, em 1971, juntamente com as dioceses de Itapipoca e Quixadá. Ele mencionou ainda que, politicamente, a diocese integra 13 municípios: Camocim, Granja, Barroquinha e Chaval, no litoral norte; Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte e Croatá, no planalto da Ibiapaba; Graça, no Sertão.


“Eclesiasticamente, está integrada por 20 paróquias, três áreas missionárias e duas áreas pastorais. Os trabalhos pastorais são orientados por 43 sacerdotes e nove diáconos permanentes, secundados por um significativo número de religiosas e leigos que compartilham na corresponsabilidade a missão evangelizadora”, destacou o parlamentar.


Ele complementou que, “para melhor administrar o numeroso povo de Deus que o Senhor nos confiou, a diocese investe na descentralização de comunidades e serviços, tendo dividido o território em três grandes vicariatos forâneos: Vicariato Norte, Vicariato Sul e Vicariato Centro.”