domingo, 22 de agosto de 2021

Elmano Freitas sugere implantação de câmeras em uniforme de PMs



O deputado Elmano Freitas (PT) propôs, na Assembleia Legislativa a implantação de câmeras no uniforme de policiais militares do Ceará, assim como já está sendo feito no estado de São Paulo.

O parlamentar informou já ter elaborado um projeto de indicação com a proposta, que deverá ser discutida com o governador Camilo Santana. Ele destacou que o governador tem feito investimentos consideráveis na melhoria de equipamentos da segurança pública do Ceará e comentou que há, no País, o início da utilização de câmeras que acompanham a atividade de policiais. Como exemplo, o deputado citou o estado de São Paulo, que já tem apresentado redução drástica na letalidade de atividades policiais após a adoção da medida.


“Muitos de nós já ou presenciamos ou tomamos conhecimento de algum tipo de abuso que um policial ou outro possa ter praticado. Também já presenciamos, como advogados, que, algumas vezes, uma pessoa é presa em flagrante por um policial e passa a apresentar uma versão de coisas que não aconteceram, e isso pode causar prejuízos a esse profissional de segurança”, pontuou.


Conforme Elmano, o projeto de indicação determina que a corregedoria dos órgãos de segurança pública deve ter acesso às imagens gravadas por essas câmeras. As imagens devem ainda ser preservadas – quando houver alguma letalidade ou lesão corporal – pelo prazo de 90 dias, para que possam ser solicitadas pela corregedoria, pelos órgãos de investigação ou pelo próprio policial.


“Queremos, com isso, ter um avanço tecnológico na atividade dos profissionais de segurança, garantia da sociedade de um controle da atividade policial e o policial ter segurança de que não vai ser inventada uma história sobre a sua atuação, porque ele sabe que ali vai ter uma gravação que ele poderá usar em sua defesa, assim como a família de alguém que seja vítima de abuso também pode solicitar as imagens e apresentar às autoridades o que tem ocorrido”, frisou.


O deputado comunicou ainda que vai solicitar audiência pública para discutir o tema com a Polícia Militar de São Paulo e os profissionais de segurança do Ceará.