quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Ricardo Cavalcante discute implementação do Hub do Hidrogênio Verde com Gustavo Ene, Secretário do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia

 


Na manhã desta quarta-feira (04/08), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, apresentou o projeto do Hub do Hidrogênio Verde (H2V) a Gustavo Ene, Secretário do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia. Durante o evento, que aconteceu na modalidade híbrida, presencial e virtual, foi discutida a abrangência do Hub de H2V, que, no Ceará, poderá em cinco anos dobrar o PIB do estado, além de questões relativas às legislações e regulamentações do Projeto. Participaram também do encontro Edson Silveira Sobrinho, Subsecretário de Regulação e Mercado do Ministério da Economia; o 1° Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; Luís Carlos Gadelha, Presidente do Sindienergia; Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia da FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará; e o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.

“Nosso principal papel é mudar a sociedade e construir um país melhor para todos. Estamos definindo essa temática na esfera Federal para que ela seja ampliada com outros órgãos e Ministérios, como o de Minas e Energia, BNDES, Receita, entre outros, objetivando que nossos movimentos em relação a regulamentação do H2V não aconteçam de forma isolada. Estamos alinhados com a FIEC,  que pode contar 100% com o Ministério da Economia e demais Ministérios, para viabilizar o projeto para o nosso país”, declarou o Secretário do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação no Ministério da Economia, Gustavo Ene, que afirmou que a apresentação de hoje realizada pela Federação cearense foi a mais completa que já viu sobre o Hub do Hidrogênio Verde.

O Presidente Ricardo Cavalcante aproveitou o momento para compartilhar dados e números do H2V, oportunidades do mercado mundial e o andamento dos projetos no solo cearense. O Gestor ainda enfatizou a importância da reunião de hoje. “A nossa preocupação em fazer essa apresentação é que todas as esferas de poder, sejam do âmbito Municipal, Estadual, ou Federal, entendam que o H2V é uma oportunidade única em nossa história e, por isso, precisamos de legislações que venham a contribuir com essa nova matriz energética. O Nordeste brasileiro tem tudo para ser a nova OPEP do Hidrogênio Verde. Para tal, precisamos estar de braços, mentes abertas e com as ações públicas necessárias para bem receber esses projetos”, declarou.

Durante o encontro, Edson Silveira Sobrinho, Subsecretário de Regulação e Mercado do Ministério da Economia comentou que uma das atribuições do cargo o qual representa junto ao Ministério da Economia é a de regulamentação de mercados, indicando aprimoramentos nos marcos regulatórios dos diversos setores, e que é de interesse do Governo Federal saber como pode contribuir com a implementação dos projetos no Brasil.