quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Queiroz Filho defende o Governo do Ceará de críticas sobre o aumento do valor do combustível no país


Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (25), o deputado Queiroz Filho (PDT) fez um pronunciamento em defesa do governador Camilo Santana (PT) sobre as afirmações do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de parlamentares da oposição de que a responsabilidade pelo aumento do valor do combustível no país seria dos governadores.

"O reajuste da gasolina nos últimos oito meses foi de 25%, do etanol foi de 36%, e, no mesmo período, o Governo do Ceará manteve a mesma alíquota do ICMS. Como pode a culpa ser do governador? O ex-ministro Ciro Gomes já vem alertando há meses sobre essa questão, que o valor do combustível, produzido nacionalmente, é convertido para o dólar para vender para o exterior", disse Queiroz Filho.

O deputado Queiroz Filho também destacou que o Governo do Ceará tem buscado, na medida do possível, reduzir o impacto desse aumento na população cearense. "Esse valor afeta não apenas as pessoas mais privilegiadas que têm carro, mas todos os usuários do transporte rodoviário. Por isso, o governador concedeu isenção do valor do diesel para que a tarifa da passagem de ônibus não aumente".

Segundo o parlamentar, a capacidade de produção de combustível no Brasil está limitada e os valores não têm sido distribuídos de maneira justa. "Temos o exemplo da refinaria na Bahia, avaliada em cerca de US$ 3,04 bilhões, que foi vendida por US$ 1,65 bilhão para fundo árabe. Enquanto isso, os lucros e dividendos arrecadados pela Petrobras são divididos por acionistas e os grandes bancos, que compõem 32% do mercado financeiro, sem tributação de um real sequer", afirmou.