quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Projeto comunitário com participação de professora da Unifor será apresentado na França

 


A docente da graduação em Jornalismo Ana Paula Farias contribuiu em iniciativa do município de Aratuba que será apresentada no XII Fórum Paulo Freire, em Paris


O projeto Casa Comum foi uma ação feita com a Secretaria de Educação do Município para orientar um grupo de educadores da cidade para a construção de um programa de rádio (ilustração Getty Images)


“Quanto mais você se reconhece como comunidade, mais longe seu pensamento atinge”. O paradoxo que se apresenta enquanto se estuda e vivencia questões comunitárias é citado pela professora da graduação em Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ana Paula Farias. Graças a uma experiência de comunicação comunitária em rádio realizada na cidade cearense de Aratuba, a professora vai participar do XII do Fórum Paulo Freire, que acontece em setembro, na França. “Quando você aplica um trabalho local, você investe em uma experiência daquela região,  ela imediatamente tem raízes fortes para sustentar a copa, então ela vai mais longe”, compara a docente. 


Ela conta com emoção sobre o trabalho no projeto Casa Comum, ação feita com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Aratuba para orientar um grupo de educadores da cidade para a construção de um programa de rádio. A iniciativa teve como objetivo colaborar com os processos educativos  na cidade localizada a cerca de 150 quilômetros de Fortaleza. A proposta era contribuir com as ações de educação apesar das restrições impostas pela pandemia  de Covid-19. 


A professora recebeu um convite da Assessoria Pedagógica da Prefeitura de Aratuba para orientar gestores sobre como lidar com os desafios impostos pela pandemia. Ana Paula Farias, de maneira voluntária, aceitou a proposta do projeto e integrou-se ao grupo que se reunia semanalmente, para a elaboração do programa. Ana Paula conta que aceitou colaborar por compreender o valor da iniciativa e por considerar a oportunidade de contribuir com aquela comunidade.