quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Como pensa o novo Secretário de Saúde do Ceará

 


O médico Marcos Gadelha é um profissional experiente na área de gestão. Tem passagens em vários hospitais de direção. Sua escolha simboliza a conclusão da virada na área determinada pelo governador Camilo Santana. 

Veja o que pensa o novo Secretário de Saúde do Ceará:


Política e Sistema de saúde- pensar tudo junto é fundamental 


A pesquisa de políticas e sistemas de saúde (HPSR) é um campo emergente que busca compreender e melhorar como as sociedades se organizam para atingir as metas de saúde coletiva e como os diferentes atores interagem na política e nos processos de implementação para contribuir com os resultados das políticas. Por natureza, é interdisciplinar, uma mistura de economia, sociologia, antropologia, ciência política, saúde pública e epidemiologia que, juntas, traçam um quadro abrangente de como os sistemas de saúde respondem e se adaptam às políticas de saúde, e como as políticas de saúde podem moldar - e ser moldado por - sistemas de saúde e os determinantes mais amplos da saúde. A pesquisa de políticas e sistemas de saúde pode ser empregada em vários pontos do ciclo de políticas, desde em colocar uma questão na agenda política até avaliar e aprender com as políticas implementadas. Desta forma, HPSR é caracterizada não por uma metodologia particular, mas pelos tipos de questões que aborda. Ela se concentra principalmente nos aspectos mais a montante da saúde, organizações e políticas, ao invés de serviços clínicos ou preventivos ou pesquisa científica básica (por exemplo, em estruturas celulares ou moleculares). Ela cobre uma ampla gama de questões - do financiamento à governança - e questões relacionadas à implementação de serviços e prestação de cuidados nos setores público e privado. É uma ferramenta crucial de análise de políticas - tanto de políticas quanto de processos - incluindo o papel, os interesses e os valores dos principais atores em nível local, nacional e global. 


Politica pública e sistemas de saúde são dois domínios que estão interligados e que precisam ser estudados e compreendidos para transformar a saúde. Pesquisa de políticas de saúde estudam principalmente como os diferentes atores interagem nos processos políticos e na sua implementação, contribuindo para analise dos resultados da política. A pesquisa de sistemas de saúde abordando questões como cobertura, qualidade, eficiência e equidade dos sistemas de saúde. As políticas de saúde estão sujeitas a processos políticos que regem os sistemas de saúde. Compreender esses processos não é apenas crítico no desenho ou formulação de políticas eficazes, mas também na criação de evidências para informar essas políticas. As políticas de saúde e os sistemas de saúde não são entidades separadas: HPSR é um reconhecimento de que tudo está conectado. E é necessário esse entendimento pelos gestores públicos da saúde. Compreender os processos e a dinâmica dos sistemas de saúde pode informar diretamente a tomada de decisões e políticas. A ligação e o intercâmbio ativos entre pesquisadores do sistema de saúde, tomadores de decisão e outros usuários de pesquisa promovem políticas baseadas em evidências e pesquisas baseadas em políticas. Uma perspectiva de sistemas é crítica para avaliar e aprender com as políticas implementadas.