segunda-feira, 26 de julho de 2021

UPA Pacatuba completa um ano de inauguração



A tão sonhada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pacatuba, completa um ano de inauguração no dia 29 de julho. O equipamento público de saúde era a obra mais aguardada pela população desde 2014. Diferentes administrações e prefeitos prometeram entregar o prédio que até 2016 seguia sem previsão.

O atual prefeito Carlomano Marques, então deputado estadual, se candidatava a prefeito da cidade, apresentando a realização desta obra se eleito fosse. “Eu sabia que não seria fácil e que seria um compromisso missionário e assim foi. Enfrentamos uma luta burocrática porque descobrimos diversas irregularidades na obra, mas com persistência e trabalho e recursos próprio abrimos as portas da UPA aos pacatubanos”, relembra Carlomano dos desafios enfrentados para cumprir a promessa de campanha.

Após ganhar as eleições conseguiu transformar um sonho dos moradores em realidade, inaugurando no momento mais urgente, no meio da pandemia da COVID, em julho de 2019. Em apenas um ano, a UPA já registra a marca de 90 mil atendimentos. No pico alto da pandemia, se destacou como um importante espaço para o enfratamento do vírus atendendo em regime especial.

Além de proporcionar um grande apoio na saúde dos pacatubanos, a UPA também gerou empregabilidade. “São 144 profissionais trabalhando em prol de pelo menos 80 mil habitantes pacatubanos. Nós ajudamos o povo com atendimento e automaticamente geramos emprego para diversos profissionais que colaboram para o funcionamento da UPA”, destaca o vice-prefeito Rafael. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de limpeza e assistentes administrativos se revesam 24h para atender cada paciente.