domingo, 18 de julho de 2021

Unifor é uma das três melhores do Brasil entre universidades com menos de 50 anos

 


A Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, é a terceira melhor universidade do Brasil com menos de 50 anos de existência, de acordo com o THE Young University Ranking 2021. A classificação que mantém a Unifor entre as melhores instituições de ensino superior do mundo é elaborada pela Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento educacional.

Apenas doze universidades do Brasil constam na lista, dentre as quais a Unifor é a única particular. O ranking THE leva em conta cinco critérios: ensino, pesquisa, citação, internacionalização e transferência de tecnologia. O resultado alcançado, além de atestar os diferenciais da Unifor, vai ao encontro da missão da universidade: “Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária”.

A reitora da Universidade de Fortaleza, professora Fátima Veras, destaca que “os resultados dos rankings acadêmicos proporcionam à Universidade avaliar o impacto de seus investimentos em ensino, pesquisa e extensão na melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos à comunidade universitária e à sociedade, contribuindo para a evolução institucional”. A reitora ressalta ainda que o THE Young University Ranking é uma avaliação de escala mundial e, a partir do resultado desses indicadores em relação às outras Instituições de Ensino Superior (IES), é possível dimensionar a posição da instituição no mundo.

“Na análise da pontuação dos indicadores de 2021, observa-se a melhoria de desempenho da Unifor em pesquisa, ensino, citações e internacionalização, em relação a 2020. O maior avanço foi obtido em Citações, sinalizando para a qualidade e influência das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por esta IES”, comenta a reitora. Outro ponto de destaque em relação à Unifor, é a internacionalização, que dimensiona os docentes e os estudantes internacionais e as colaborações em pesquisa.