sexta-feira, 2 de julho de 2021

Mesa Brasil Sesc completa 20 anos com campanha para arrecadar alimentos




“Festa pra gente é colocar comida na mesa de quem precisa”. É com essa ideia na mente – e no coração – que o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, que arrecada alimentos onde sobra e leva pra onde falta, está comemorando 20 anos de atuação no Ceará. E é justamente por isso que a iniciativa promete seguir ainda mais atuante com o seu propósito de contribuir para a efetivação do direito humano à alimentação adequada de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  

 

O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País. Além de contribuir para a diminuição do desperdício, o programa trabalha para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os pólos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento social. 

 

O programa surgiu no Sesc São Paulo, em 1994. A experiência foi crescendo pelo País e chegou ao Ceará em 2001. Trata-se de uma grande rede de combate à fome, ao desperdício de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais.  

 

No Ceará, os bancos de alimentos do Mesa Brasil ficam sediados em Fortaleza, que atende a Capital e Região Metropolitana, na cidade Sobral, com abrangência para a Região Norte, em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado, e na região do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, que abastece as instituições do Cariri.  

 

O sucesso do Mesa Brasil no Estado se traduz nos números conquistados ao longo de duas décadas. No Ceará, desde 2001, foram distribuídos mais de 51 milhões de quilos de alimentos. Atualmente o Mesa Brasil tem parceria com 600 de empresas doadoras, atendendo a mais de 450 instituições sociais, situadas em 96 municípios do Estado. Além disso, em 2020, a partir das campanhas e ações durante a pandemia, o Mesa Brasil conseguiu distribuir mais 3 milhões de quilos de alimentos.  

 

“Os resultados do Mesa Brasil ao longo de sua trajetória no Ceará só mostram que fazer o bem é uma ação verdadeiramente coletiva. E a nossa missão, hoje, continua a mesma de 20 anos atrás, que é levar sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia. Mais do que nunca, nosso objetivo é inspirar a solidariedade nos mais diferentes setores da sociedade, mostrando que todos podem fazer parte dessa celebração”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio-CE.   

 

Corrente do bem 

 

Os interessados em fazer parte dessa grande corrente de solidariedade, tanto empresas quanto pessoas físicas, basta entrar em contato através do Whatsapp (85) 99662.9158 ou pelo e-mail mesabrasil@sesc-ce.com.br. Também é possível fazer doações por meio do Pix: CNPJ 03.612.122/0014-41.   

 

Entenda o caminho da solidariedade 

 

O Mesa Brasil SESC e o doador estabelecem o local, os dias e horários para a retirada da doação; 

 

Técnicos do programa avaliam a qualidade dos alimentos, as condições de consumo e transporte adequados; 

 

O Programa dispõe de equipe técnica e operacional para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação, além do acompanhamento e monitoramento das ações.