terça-feira, 6 de julho de 2021

Governo do Ceará e Qair Brasil assinam acordo para desenvolvimento de projetos de energias renováveis

 


Em transmissão ao vivo na tarde desta terça-feira (6), o governador Camilo Santana assinou Memorando de Entendimento entre o Governo do Ceará e a multinacional Qair Brasil para o desenvolvimento de planta de produção de hidrogênio verde com energia elétrica gerada através do Complexo Eólico Marítimo Dragão do Mar e de um parque de energia eólica offshore (dentro do mar). O investimento total previsto é de US$ 6,95 bilhões, com geração de 2.000 empregos durante a construção das plantas e 600 empregos diretos quando da plena operação dos projetos.


Camilo Santana lembrou que o Ceará é pioneiro no campo das energias renováveis. “Estamos falando aqui do combustível do futuro, com a hidrólise da água somado com a energia solar, teremos o hidrogênio verde, uma energia limpa a ser exportada para Europa e outros países do mundo inteiro. E que deve substituir os combustíveis fósseis no futuro. Aqui o Ceará partiu na frente e criou um grupo de estudo com a Fiec, para atrair investimentos. Esse projeto da Qair é um investimento de quase 7 bilhões de dólares, que vai permitir descentralizar e que vai estimular a produção de energia renovável por todo o interior do Ceará”, explicou. 


Ao seu lado estavam a vice-governadora Izolda Cela, Armando Leite Mendes de Abreu, presidente Qair Brasil, Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O presidente da Qair Brasil, Armando Abreu, garantiu que, com o apoio do Governo do Ceará, e das instituições, vai concretizar todos esses investimentos previstos. “Realmente é um momento muitíssimo importante para Qair; é mais um passo na continuação dos investimentos e da estratégia de desenvolvimento da Qair no Brasil, e no Ceará, onde fica nossa sede no Brasil, e vamos continuar aqui e concretizar todos esses investimentos”, informou