quinta-feira, 29 de julho de 2021

Governo do Ceará apoia jovens cearenses no desenvolvimento de projetos sustentáveis

 


O AJA é uma política pública permanente do Governo do Ceará, executada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A iniciativa foi implementada com a proposta de alcançar 10 mil cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Eles também têm que estar matriculados em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio em uma.


O programa tem o objetivo de estimular a participação de jovens em projetos que preservem o meio ambiente, por meio da inclusão social e sustentável. Outra característica do programa é a ampliação de oportunidades de geração de renda, além do fortalecimento do protagonismo juvenil.


Segundo o titular da Sema, Arthur Bruno, o AJA dá aos jovens a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável. “Eles darão apoio àqueles que estão trabalhando a política ambiental, tanto no Estado como nos municípios. Vão fazer projetos de arborização nas cidades, ajudar na coleta seletiva, cuidar das unidades de conservação. Então, eles terão a oportunidade de contribuir com seu município”, afirma.




AJA estimula a participação de jovens em projetos que preservem o meio ambiente, por meio da inclusão social e sustentável

Para isso, os primeiros 5 mil jovens aprovados no cadastro do AJA já estão recebendo capacitação a fim de serem multiplicadores da educação e conscientização ambiental junto aos moradores da região, compartilhando a importância das políticas de desenvolvimento sustentável. A capacitação, que conta com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), está sendo realizada por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem.


O programa também concede mensalmente um auxílio financeiro de R$ 200 para cada jovem. O benefício será pago durante 12 meses, podendo ser prorrogado mais uma vez pelo mesmo período.