quinta-feira, 15 de julho de 2021

Codessul avança na construção da Central de Resíduos Sólidos em Solonópole

 O Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul - Codessul, que tem como presidente o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, tem avançado na construção da primeira etapa da Central de Resíduos Sólidos em Solonópole.

O projeto prevê a construção de centrais em oito municípios consorciados, visando a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos e dando um importante passo na preservação do meio ambiente e nas políticas de sustentabilidade da região central sul. Solonópole, Senador Pompeu e Acopiara assinaram as respectivas ordens de serviço e deram o primeiro passo para a implantação do projeto. 

Neste mês, em Solonópole, a prefeita Ana Vládia Nogueira acompanhou Maurício em visita ao local onde será construída a central. O terreno escolhido para abrigar o equipamento está passando pelos processos de terraplanagem, limpeza e cercamento. "Estamos concluindo a terraplanagem e limpeza e logo após faremos o cercamento da área. Nossa expectativa é iniciar a construção da estrutura, dos galpões, a partir de setembro", explica Ana.

A expectativa do consórcio é garantir a coleta e aproveitamento de até 70% dos resíduos produzidos em cada município. "As centrais vão receber os resíduos da coleta seletiva e da coleta comum, separando o que pode ser reutilizado para dar a destinação correta. Os demais resíduos serão enviados aos aterros sanitários, mas coletaremos e destinaremos cerca de 70% dos resíduos produzidos. É um número muito significativo. Nosso meio ambiente é vida e cuidar dele é a certeza de dias melhores", conclui Maurício.   

No total, oito municípios da região, com cerca de 225 mil habitantes são beneficiados com o projeto das Centrais de Resíduos Sólidos.