domingo, 6 de junho de 2021

Vacina Sputinik V será usada para vacinação em massa em grandes cidades do nordeste, diz Welington Dias

 


Os governadores do Nordeste estudam aplicar as primeiras doses da vacina Sputnik V em uma cidade de cada Estado, afirmou neste sábado, 5, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). O gestor é o coordenador para vacinação do Fórum Nacional de Governadores, além do presidente do Consórcio Nordeste, que reúne governantes da região.


A proposta é reproduzir um experimento realizado na cidade de Serrana, em São Paulo, pelo Instituto Butantan, para avaliar a eficácia da CoronaVac. A ideia foi debatida em uma reunião realizada na manhã deste sábado. “A ideia que a gente discutiu hoje é de, provavelmente, escolher cidades. Piauí, por esse 1%, duas doses, vai receber 64 mil doses. Vamos escolher uma cidade que tenha mais ou menos 32 mil pessoas para vacinar. Vamos aplicar a primeira e a segunda dose, como foi feito em Serrana, acompanhado pelo Butantan. E assim, cada um dos estados. É mais ou menos essa a ideia”, detalhou Dias, ao participar de transmissão do grupo de advogados Prerrogativas. As informações são do Valor Econômico.


Na última sexta-feira, 4, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação excepcional e temporária de doses da Sputnik V feita pelos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí, além da vacina indiana Covaxin.