segunda-feira, 14 de junho de 2021

Sarto acompanha primeiro dia de mutirão de cadastramento para a vacinação contra a Covid-19

 


O prefeito de Fortaleza, José Sarto, acompanhou, na manhã desta segunda-feira (14/06), o primeiro de dia de mutirão de cadastramento para a vacinação contra a Covid-19. A iniciativa tem o objetivo de alcançar a população da Capital que não tem acesso à Internet ou que não sabe como realizar o cadastro. Em visita ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Bela Vista, Sarto defendeu a garantia de acesso à vacina por todos os fortalezenses.

“Nós temos o dever de vacinar todos os fortalezenses. A Prefeitura de Fortaleza tem trabalhado incessantemente para vacinar, mas é preciso que as pessoas se cadastrem. Aqui no CRAS da Bela Vista, o pessoal já identificou dezenas de pessoas sem acesso à internet, alguns que já deveriam ter sido vacinados e não foram porque estavam sem cadastro”, salientou o prefeito, que realizou a visita ao lado do titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Cláudio Pinho.


O mutirão de cadastramento está sendo realizado nos 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) Jangurussu e José Walter, e no Centro Cultural Canindezinho, das 8h às 17h. O cadastro na plataforma Saúde Digital é pré-requisito para o cidadão receber as doses da vacina. É a partir da efetivação do cadastro que a Prefeitura realiza os agendamentos.

Juntamente com a SDHDS, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e a Secretaria Municipal da Educação (SME) estão utilizando suas bases de dados de atendimento à população para identificar quem já efetuou o cadastro e quem ainda precisa de ajuda.


Além de fazer o cadastro, o mutirão garante que os cidadãos sejam avisados sobre data e local da vacina. Em alguns casos, os agentes do CRAS estão criando e-mail para quem não possui.

“Vamos atrás de vacinar o fortalezense. Pessoas sem e-mail e telefone têm maior dificuldade, então nós estamos criando e-mails. Chegando a informação do agendamento, nós vamos avisar”, informou o secretário da SDHDS, Cláudio Pinho.