domingo, 6 de junho de 2021

Renato Roseno critica MP que prejudica bancos públicos de fomento




O deputado Renato Roseno (Psol) saiu em defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNE). Ele cobrou posicionamento não só do parlamento cearense, mas da bancada nordestina em todas as esferas contra a medida provisória 1052/21, editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e que, conforme Roseno, “esvazia esses instrumentos indispensáveis para fomento do desenvolvimento regional”.

O parlamentar explicou que a MP 1052/21, publicada no Diário Oficial da União em 19 de maio deste ano, promove uma série de mudanças nos fundos constitucionais de desenvolvimento regional - entre eles o FNE – e nos bancos que os administram, caso do Banco do Nordeste.

“O FNE é o fundo nordestino responsável pelo abastecimento de programas de economia solidária e de concessão de crédito aos microempreendedores, por exemplo. A MP propõe um esvaziamento desse fundo e dos demais que existem no âmbito regional, tornando impossível para bancos regionais como o BNB continuarem a administração desses programas”, explicou.

Conforme Roseno, a demanda foi trazida pelos próprios funcionários do BNB, através de suas associações, a fim de conquistar o apoio do Parlamento para a causa. Ele lembrou também, que o presidente Bolsonaro, ainda esta semana, emitiu uma “declaração sarcástica”, sugerindo que o pobre que não recebe auxílio emergencial ou que não acha a quantia do auxílio suficiente busque um banco e realize um empréstimo.

“Isso ao assinar uma MP que anula justamente a capacidade dos bancos públicos, responsáveis pelo fomento e desenvolvimento da economia, de realizar empréstimos. Além disso, faz isso em plena pandemia, reforçando ainda mais seu desprezo pelo povo brasileiro”, criticou.