sexta-feira, 4 de junho de 2021

Justiça determina que presidente do SINDIUTE peça desculpas, após ter chamado a vereadora Priscila Costa de “homofóbica”



A Presidente do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (SINDIUTE), após ser processada criminalmente pela Vereadora Priscila Costa, teve que se retratar da acusação feita contra a parlamentar.


O caso aconteceu na Câmara Municipal de Fortaleza, no ano de 2019, durante manifestação organizada pelo SINDIUTE. Na ocasião, a presidente da agremiação, Ana Cristina Guilherme, enquanto falava aos milhares de presentes, proferiu ofensas contra a vereadora Priscila Costa, acusando-a de homofóbica e incitando a massa de professores presentes. A acusação se deu por conta da contrariedade da vereadora a um projeto que estava sendo discutido no plenário da Casa Legislativa. 


No debate do PL 524/2018, hoje arquivado, o vereador Jorge Pinheiro apresentou uma emenda para incluir a proibição do ensino de ideologia de gênero nas escolas municipais. A emenda foi derrubada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, o que gerou preocupação dos parlamentares conservadores da capital cearense.


Em virtude da posição contrária da vereadora Priscila Costa ao projeto de lei, a presidente do SINDIUTE, durante o ato ocorrido na Câmara de Fortaleza, afirmou que a parlamentar teria que “resolver o problema da homofobia dela” e que “o nome que se dá para quem é homofóbico e não quer se pronunciar como homofóbico, é contra a ideologia de gênero.”


Tendo em vista a prática de homofobia ser crime hoje no Brasil, a vereadora Priscila Costa deu entrada em um processo contra Ana Cristina, alegando calúnia, e obteve o direito à retratação. Com isso, a presidente do Sindiute teve que pedir desculpas publicamente por meio das redes sociais do sindicato. Veja o pedido de desculpas:

https://www.instagram.com/tv/CPg0l2uhJXG/?utm_medium=copy_link