quinta-feira, 24 de junho de 2021

Implementada Casa de Cuidados do Ceará para reabilitação humanizada de pacientes pós-Covid

 


Com o propósito de oferecer reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar, a Casa da Cuidados do Ceará foi implementada, em Fortaleza, pelo governador Camilo Santana durante solenidade realizada, na manhã desta quinta-feira (24), com a presença da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.

“Inicialmente, vamos começar com pacientes de Covid-19, que ficaram com sequelas e ainda precisam de cuidados. É desospitalização, uma transição entre o hospital e a casa. Isso gera novas vagas para pacientes mais graves que precisam do hospital. Aqui vai ter uma equipe multidisciplinar com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social. Equipe que vai dar oportunidade, também, para que os familiares possam estar presentes, porque eles têm um efeito muito forte na recuperação do paciente”, garantiu o governador Camilo Santana.



O equipamento está estruturado no Hotel Recanto Wirapuru, localizado dentro do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza. O hotel foi selecionado para receber a Casa por meio de chamamento público lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Esse espaço foi escolhido por representar um ambiente agradável e acolhedor que tem a infraestrutura necessária para esse projeto. Todo o Hotel com restaurante e todos os serviços estão incluídos nesse processo. Isso é uma experiência inédita, e servirá como modelo até para que possa replicar essa experiência em outras regiões do Ceará. É o olhar da Saúde para as pessoas que mais precisam. Olhar do acolhimento”, afirmou o gestor.