terça-feira, 29 de junho de 2021

Gestão Sarto ultrapassa barreiras de mais de 1 milhão e 100 vacinados com 1ª dose

 


Em Fortaleza, 1.116.579 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Dessas, 340.521 completaram o esquema vacinal tomando as duas doses. Os números da campanha foram atualizados nesta terça-feira (29/06), em live da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


Em relação à atual fase da campanha de vacinação, focada na população em geral por idade, 430.227 fortalezenses já tomaram a vacina.


Nesta terça (29/06), todos os pontos de vacinação da Capital estão oferecendo aplicação da segunda dose.


Fortaleza tem 113 pontos de vacinação dedicados à campanha contra a Covid-19, entre eles, 100 postos de saúde, quatro Cucas, três policlínicas, três shoppings, além do Sesi Parangaba, Castelão e Centro de Eventos.


Segundo a secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, aquelas pessoas que tomaram a vacina AstraZeneca e estão com o prazo final da segunda dose passando do vencimento podem procurar um dos pontos de vacinação para receber o imunobiológico.


“Se já tiver chegado seu dia, aquela data colocada de lápis no cartão de vacina e, porventura, seu nome não tiver saído na lista, pode comparecer aos centros de vacinação que você tomará a segunda dose”, reforçou Gouveia.


Lista de agendamento


A lista de agendamento para esta quarta-feira (30/06) está disponível no site Coronavírus Fortaleza  (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/lista-agendados-vacinacao.html).


A secretária adjunta da Saúde reforçou a importância de o fortalezense ficar atento à publicação das listas e à data do agendamento da vacina, já que a Prefeitura suspendeu o envio de mensagens por WhatsApp com os avisos.


Além disso, Aline Gouveia lembrou mais uma vez aos idosos residentes em Fortaleza, cadastrados na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/), que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, que podem procurar qualquer um dos 113 centros de vacinação.


Campanha contra a gripe


Fortaleza também está operando a Campanha Nacional Contra a Gripe, agora, em sua terceira e última fase.


O público-alvo desta fase é composto por pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.


“Se a pessoa já tiver tomado a vacina da Covid-19, deve esperar 14 dias pra tomar a da gripe e vice-versa”, alertou a secretária adjunta da Saúde de Fortaleza.


A campanha teve início em 12 de abril e já contemplou trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos e professores.


A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B.


A gripe H1N1 foi declarada pandemia em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e infectou mais de 70 países. Em 2010, a vacina contra o vírus foi incorporada à vacinação contra as outras influenzas, e o H1N1 circula hoje como uma influenza sazonal.