segunda-feira, 21 de junho de 2021

FIEC e Governo do Estado, por meio do SENAI Ceará e Ceasa, assinam Termo de Cooperação Técnica


Na manhã de hoje (21/6), o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado do Ceará para qualificar 3800 pessoas ligadas à Ceasa de todo o estado, e parceiros do órgão. A cooperação vai oferecer cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação para pessoas ligadas ao órgão e de instituições parceiras.


A assinatura aconteceu na Ceasa Cariri, em Barbalha, com a presença do Governador Camilo Santana, durante entrega de uma fábrica do Projeto Mais Nutrição, que combate o desperdício de alimentos e garante segurança alimentar e nutricional de crianças cearenses. O local conta com linha de produção, banco de alimentos e central de distribuição do Mais Nutrição. A estrutura receberá os alimentos doados pelos permissionários da região e terá a produção das polpas de frutas, além da oferta do mix para preparo de alimentos. O projeto foi idealizado e é coordenado pela primeira dama, Onélia Santana.


Atualmente, a iniciativa contempla cerca de 16 mil crianças e adolescentes de 95 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Já foram entregues, de acordo com Camilo Santana, mais de 900 toneladas de alimentos em dois anos do programa. "Contamos mais uma vez com a parceria importante da FIEC e do SENAI, que são parceiros não só do Governo do Estado, mas são parceiros dos cearenses", agradeceu o Governador.

"Estamos muito felizes em celebrar mais essa parceria. Em breve, estaremos juntos também na região de Tianguá. É um motivo de orgulho para nós qualificar trabalhadores para o Ceará", afirmou o Diretor Paulo André Holanda.

A primeira dama do Ceará, Onélia Santana, afirmou que a iniciativa é importante para o Cariri e vai levar alimentos para crianças da região. "Também é um programa sustentável. Estamos atingindo nosso objetivo, que é garantir segurança alimentar para crianças, e evitar o desperdício. Com o SENAI serão ofertados 195 cursos que irá garantir a sustentabilidade do programa", pontuou.


Os cursos do SENAI Ceará foram definidos com base em uma demanda de mercado construída pela Gerente de Educação do SENAI, Sônia Parente, e pelo Presidente da CEASA, José Leite. As aulas serão ministradas dentro das instalações da CEASA e na unidade do SENAI de Juazeiro, que tem como gerente Mauricio Barreira.


Também participaram da assinatura o Prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva; o Deputado Federal, José Guimarães; o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz; o Presidente da Ceasa, José Leite Gonçalves; e o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana.