sexta-feira, 18 de junho de 2021

Evandro Leitão lamenta mortes por Covid-19 e destaca números da vacinação no Ceará

 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), lamentou, na abertura da sessão plenária presencial e remota desta quinta-feira (17/06), as 21.876 mil mortes que ocorreram no Estado e as mais de 491 mil em todo o Brasil em decorrência da Covid-19. O parlamentar pediu minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

 

O parlamentar lembrou que até quarta-feira (16/06), mais de três milhões de cearenses foram imunizados. Comemorou ainda a vacina desenvolvida pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), que já está em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Essa vacina cearense já foi liberada para testes em humanos e está em negociação com a Fiocruz”, informou.

 

O Ceará deve ser o primeiro estado do Brasil a vacinar 100% da população apta a ser imunizada, segundo o Portal 360, lembrou o presidente da AL. “Levantamentos indicam que até setembro, 15 estados brasileiros vacinem por completo suas populações. No Ceará, a previsão é que até o dia 25 de agosto todos acima de 18 anos estejam vacinados”, adiantou. O deputado reiterou a importância de fazer o cadastro da vacinação e comparecer para receber ambas as doses, completando todo o esquema vacinal. 

 

O lançamento do Zap Delas, novo canal de comunicação direta destinado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência no Ceará, também foi citado pelo presidente da Casa. A ferramenta foi lançada na segunda-feira (14/06), pela Procuradoria Especial da Mulher da AL, que tem à frente a deputada Augusta Brito (PCdoB). Disponibilizado por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, o Zap Delas estará disponível pelo número (85) 9.98140754.

 

“Será uma assistência especializada que realiza, além de um atendimento humanizado, os encaminhamentos jurídicos e psicossociais que as vítimas necessitam. Nós, enquanto Poder Público, estamos fazendo apenas a nossa parte ao criar mecanismos de acolhimento a essas mulheres vítimas de violência”, assinalou. 

 

Evandro Leitão lembrou ainda o Dia do Funcionário Público Aposentado. “Saudação para todos que já prestaram seu serviço e fizeram história no serviço público cearense”, disse. O deputado frisou ainda a comemoração dos 130 anos do Ministério Público Estadual e também parabenizou a todos os servidores do órgão. 

 

O deputado convidou a sociedade para participar do programa Alece 2030, através do site . “A sociedade pode contribuir com sugestões preenchendo um formulário e mostrando o melhor caminho que devemos seguir pelos próximos 10 anos. Estamos nos planejando e queremos um parlamento construído de forma colaborativa para continuar contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, explicou.