quarta-feira, 19 de maio de 2021

Faturamento da indústria cearense cresce em março

 


Pesquisa dos Indicadores Industriais do mês de março constatou aumento de 23,8% no faturamento real da indústria cearense ante o mesmo mês do ano passado. Em contrapartida, os demais indicadores apontam queda de 11,6% no emprego, 6,7% na massa salarial real, 6% no rendimento médio real e 3,9% nas horas trabalhadas na produção.

A pesquisa é realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).


A pesquisadora do Observatório da Indústria, Eduarda Mendonça, avalia que o crescimento do faturamento real sugere um aumento da produtividade do trabalho na indústria cearense. “Essa interpretação é reforçada pela Pesquisa Industrial Mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostrou um crescimento da produção física da indústria de transformação no Ceará em quase 10% nessa mesma comparação”, afirma.


Apesar da queda no rendimento médio, na comparação de março de 2020 com março de 2021, a pesquisadora lembra que tem havido um aumento contínuo do rendimento dos trabalhadores cearenses desde janeiro. “O rendimento vem se recuperando gradativamente nesse primeiro trimestre do ano”, ressalta Eduarda.

Na análise da pesquisadora, a expectativa é que a recuperação tanto do emprego quanto dos rendimentos acompanhe o aumento da produtividade no trabalho. “No entanto, isso leva tempo e também depende da estabilização da economia local, o que possivelmente só vai ocorrer ao final do próximo trimestre”, conclui.