quinta-feira, 27 de maio de 2021

Chapada do Araripe segue para reconhecimento como a primeira Paisagem Cultural do Ceará

 O reconhecimento da Chapada do Araripe como Paisagem Cultural será enviado em projeto de Lei à Assembleia Legislativa, que cria o instrumento jurídico da Chancela Cultural na Legislação estadual de patrimônio, para que seja conferido à Chapada do Araripe esta chancela como Paisagem Cultural do Ceará.

Após apreciação dos deputados, seguirá para aprovação pelo governador Camilo Santana. A ação pioneira é uma dos passos para a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A candidatura conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) e Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), além da Funcap, da Universidade Regional do Cariri (Urca), do sistema Fecomércio, da Fundação Casa Grande, do Geopark Araripe, entre outros, e teve início em agosto de 2019, com a realização do Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, ocorrido em Nova Olinda.

Cristiana Holanda, coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural do Ceará, destaca que está sendo elaborado documento para definir a Chapada do Araripe como paisagem cultural de interesse.

Através da Funcap, foi iniciado ainda em agosto passado o Dossiê exigido pela Unesco para a candidatura.

Até o momento, já foram mapeados bens naturais e culturais de 29 municípios da região, tais como sítios históricos, arqueológicos e paleontológicos, além de expressões da cultura imaterial, como celebrações (festa e Santo Antônio de Barbalha), reisados, os saberes e fazeres dos mestres da Cultura no Cariri, etc.

O material, segundo a coordenadora Cristina Holanda, já foi apresentado aos prefeitos dos municípios do Cariri. Segundo ela, o desafio é criar uma legislação para que a Chapada do Araripe seja reconhecida como paisagem cultural.