sábado, 8 de maio de 2021

Camilo prorroga decreto de isolamento social sem alterações por mais sete dias

 


O decreto de isolamento social será prorrogado por mais uma semana sem nenhuma alteração. A informação foi dada pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto. Eles dizem que o comitê científico de saúde recomenda observar a evolução da pandemia, pois algumas regiões do Ceará apresentam alta positividade, ou seja, porcentagem elevada de testes para covid-19 dando positivo. Eles dizem no entanto, que no restante do estado a situação geral no Ceará seja de estabilidade com viés de baixa. Dessa forma, o decreto que fica em vigor até o próximo domingo (9), tem sua vigência estendida até o fim de semana seguinte.


O governador diz que há uma tendência de queda no número de casos confirmados e número de óbitos levando em consideração os números do estado inteiro. Mas ainda há preocupação com aumento de positividade nos testes para covid-19. Isso significa que a transmissão do vírus ainda é muito forte. Segundo o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, de cada 100 exames feitos, 69 estão dando positivo. Esses locais são municípios das regiões do Sertão Central e Litoral Leste.

Também há receio com a taxa de ocupação de leitos para covid-19, atualmente em 97%.


Dr. Cabeto, diz que a pandemia, no momento, está sob controle, mas sem vacinação em massa para a população, é possível que novos surtos possam acontecer, principalmente em datas comemorativas, como o dia das mães, por exemplo.

Camilo pede, inclusive, que a população evite comemorações com aglomerações no próximo domingo (9), quando é celebrada a data.


Vacinas e leitos

O governador comemora a superação da marca de 2 milhões de vacinas aplicadas no Ceará. Mais de 700 mil pessoas já receberam as duas doses. É possível verificar a aplicação diária através da ferramenta Vacinômetro, mantida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).


O estado chegou a 5.941 leitos para covid-19. O governador diz que a demanda segue alta porque outras doenças também necessitam de atenção redobrada. “Tem sido uma luta enorme do estado em aumentar os leitos para covid”, afirma Camilo.


(O Otimista)