sábado, 17 de abril de 2021

Secretário Artur Bruno reúne-se com prefeitos para discutir proteção animal no triângulo Crajubar



O titular da Secretaria do meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, se reuniu na tarde desta quinta-feira (15), com os prefeitos de Barbalha, Guilherme Saraiva, do Crato, José Ailton, e com os secretários de Meio Ambiente, Stephensom Ramalho e Diogo Machado, respectivamente, de Crato e Juazeiro do Norte. Na pauta do encontro virtual, o desenvolvimento de políticas públicas para a proteção animal, na Região Metropolitana do Cariri (RMC), popularmente conhecida como Triângulo CAJUBRA. 


Ficou estabelecido a criação de um grupo de trabalho (GT), com a participação de técnicos dos três municípios, para desenvolver e apresentar, em breve, um projeto unificado sobre o tema. “Nosso objetivo é dar mais atenção à questão da fauna silvestre, bem como a doméstica, naquela região”, disse Bruno.  “As políticas voltadas para a proteção dos animais, em geral, são poucas e dispersas, vamos buscar desenvolver um trabalho forte com as três cidades em parceria coma SEMA”, completa.


Também participaram da reunião, a veterinária, Thaís Câmara, da Coordenadoria de Proteção e Defesa dos Animais (Coani/SEMA) e a gestora da unidade de conservação estadual, Parque Estadual Sítio Fundão, Dágila Ramonita. “A proteção dos animais envolve, sobretudo: a regulamentação, a fiscalização e a punição das práticas capazes de ocasionar maus-tratos aos mesmos”, afirmou a Thaís. Coube à gestora Ramonita, coordenar o processo de criação do GT. “Vou enviar a ata da reunião para os prefeitos e solicitar a indicação dos nomes dos integrantes do grupo”, explicou.