quarta-feira, 7 de abril de 2021

Prefeitura de Fortaleza divulga ações de salvaguarda em alusão à Festa de São Pedro dos Pescadores do Mucuripe

 


A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) realiza, em abril, mais uma ação do Projeto Ações de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Fortaleza. Interessados poderão participar de atividades virtuais e gratuitas que abordarão a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores, de 6 a 9 e 15 e 16 de abril, no canal da Secultfor na plataforma de vídeos YouTube.

A ação virtual conta com webinários, aula espetáculo, lives e exibição de teatro documental, com a participação dos moradores do Mucuripe e especialistas na Festa de São Pedro e na comunidade do bairro.

Nesta terça-feira (06/04), a ação começou com o webinário “Juventudes, Cultura e processos formativos”, com Sidarta Cabral. Na quarta-feira (07/04), teremos aula espetáculo “Corpos Embarcados”, com Circe Macena. Na quinta-feira (08/04), é dia do webinário “Mucuripe – Território, Cultura e Resistência", com Eider Cavalcante. Por fim, na sexta-feira (09/04), ocorrerá a exibição do teatro documental “Histórias de Pescadores”, seguido de bate-papo com Junior Barreira.

Na semana seguinte, o público poderá conferir o webinário “Política de Salvaguarda Caminhos a percorrer”, com Adson Rodrigo, no dia 15 de abril; e “Memórias do Mucuripe - Conversa virtual com moradores e pescadores do bairro Mucuripe”, no dia 16 de abril. Todas as ações ocorrem às 19h e serão transmitidas no canal da Secultfor na plataforma de vídeos YouTube.

A tradicional Festa dos Pescadores, celebrada anualmente em 29 de junho, ocorre desde a década de 1930, com celebrações religiosas, festivais e procissão marítima das jangadas, nas proximidades do Mucuripe.

Salvaguarda do Patrimônio Imaterial

A programação faz parte do Projeto Ações de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Fortaleza, uma parceria entre a Secultfor e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com recursos oriundos de Emenda Parlamentar, concedida pelo então Deputado Federal Chico Lopes. A parceria foi consolidada em maio de 2020 e segue até maio de 2021, com realização de ações formativas, pesquisas, publicações, apresentações, mini documentários e workshops sobre o Maracatu de Fortaleza, a Festa de São Pedro dos Pescadores e a Festa de Iemanjá.