quarta-feira, 28 de abril de 2021

Com a relatoria de Capitão Wagner, Câmara Federal aprova o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada



Com a relatoria do deputado federal Capitão Wagner, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, o Projeto de Lei 5114/19, que cria o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, a ser comemorado anualmente em 18 de fevereiro.


“A criação do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada vem para ressaltar a limportância da conscientização de familiares, cuidadores e profissionais da saúde sobre os cuidados adequados com essas crianças de extrema vulnerabilidade. Além disso, orienta e padroniza condutas técnicas”, afirma.


Em seu parecer, o relator aceitou emenda do deputado Enio Verri (PT-PR) e incluiu dispositivo no projeto para tornar claro que nesse dia serão desenvolvidas atividades intersetoriais para promover ações de conscientização e esclarecimento sobre os cuidados necessários às crianças traqueostomizadas. Essas atividades serão direcionadas aos profissionais de saúde, à comunidade acadêmica, aos familiares e à população em geral.


“A traqueostomia é uma cirurgia que pode ser definitiva para algumas crianças que já têm problema neurológico ou que dependem de ventilação mecânica, mas o que se verifica é que, na maior parte dos casos, esse procedimento pode ser temporário. Certo é que, nesse processo, são necessários vários cuidados”, explica Capitão Wagner.


A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para facilitar a entrada de ar nos pulmões.

A matéria segue agora para o Senado.