terça-feira, 2 de março de 2021

No Dia Internacional do Combate às LER/DORT, SESI Ceará lembra a importância da ergonomia no home office

A data de 28 de fevereiro marca o Dia Internacional do Combate às LER/DORT, e o assunto ganha ainda mais relevância no contexto atual. Isso porque o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus e a adesão das empresas ao sistema home office ocasionaram um aumento das doenças ocupacionais, a exemplo das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por conta da sobrecarga nas estruturas ósseas.

Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) indica que 46% das empresas brasileiras aderiram ao home office no auge da pandemia. A prática, aplicada com o objetivo de não disseminar o vírus, impactou cerca de 94% dos trabalhadores destas empresas, resultando positivamente em uma superação de resultados.

O problema é que muitas pessoas ainda não possuem um espaço adequado para suas funções diárias de trabalho, com cadeiras e mesas mal posicionadas. “Hoje se sabe que não apenas a repetitividade, mas também posturas incômodas e esforço físico podem ser causadores dessas doenças. Então, fazer ajustes e adaptações ao ambiente ajudam a evitá-las”, explica Barbara Bastos Camilo, analista com foco em ergonomia do SESI Ceará.

Segundo a fisioterapeuta, as DORTs se manifestam a médio e longo prazo, diferente dos acidentes cujas consequências são percebidas imediatamente. As doenças osteomusculares podem levar um tempo para serem identificadas. “É comum que seu aparecimento se dê inicialmente por dores nas estruturas afetadas ou próximas, e a automedicação pode atrapalhar o diagnóstico e tratamento precoce”, acrescenta Bárbara.

Sedentarismo

De acordo com artigo publicado pelo American Journal of Physiology, a inatividade física na quarentena aumentou o sedentarismo e, consequentemente, contribuiu para a deterioração da saúde das pessoas.

Assim, fazer pausas, alongamentos e exercícios básicos em casa, como sentar e levantar da cadeira ou mesmo caminhar um pouco pela sala, são fundamentais. 

Cartilha

Para dar orientações básicas aos trabalhadores sobre este assunto, o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) redigiu em 2020 uma cartilha com orientações e recomendações para o trabalho home office. O documento traz dicas sobre a escolha do local de trabalho, equipamentos e acessórios, além de indicações de como preparar a casa e cuidar da saúde física e emocional. Confira AQUI.

Ergonomia

O SESI Ceará oferece diversos serviços que ajudam a minimizar essa problemática, promovendo mais conforto e segurança para os trabalhadores e mais produtividade para a indústria.

Confira os serviços que estão disponíveis no formato remoto:

- Blitz postural

- Ginástica na Empresa

- Palestra: aspectos e impactos ergonômicos no ambiente de trabalho

- Assessoria em Ergonomia

- Análise Ergonômica do Trabalho - AET

Mais informações: (85)4009.6300