segunda-feira, 15 de março de 2021

Hospital Leonardo da Vinci ganha nova ala com 23 leitos de UTI para atender pacientes, com Covid-19

O governador Camilo Santana anunciou, por meio das redes sociais na manhã de hoje, a entrega da nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), em Fortaleza. Com essa nova ala, o HELV conta agora com 291 leitos, sendo 179 UTIs e 112 enfermarias para atender pacientes com Covid-19. 

No fim de fevereiro o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, disponibilizou mais 20 leitos de UTI na ala construída no terceiro andar do hospital. Apenas na última semana foram 293 leitos abertos exclusivos para Covid em Fortaleza e no Interior, sendo 70 no fim de semana. 

Requisitado à iniciativa privada pelo Governo do Ceará no início da pandemia, em março de 2020, o Hospital Leonardo da Vinci tornou-se referência no tratamento de pacientes com Covid-19. A unidade foi adquirida definitivamente pelo Estado em novembro de 2020.

Hoje, 15 de março, completa um ano dos primeiros casos de Covid confirmados no Ceará. Desde então, o governador Camilo Santana destaca que o Estado tem ampliado a quantidade de leitos em todo o Ceará, mas a segunda onda de contágio tem exigido um esforço maior de toda a sociedade para evitar a propagação de novos casos.