quinta-feira, 25 de março de 2021

Fortaleza começa a vacinar idosos a partir de 70 anos e avança na 2ª fase da campanha contra Covid-19

 


A Prefeitura de Fortaleza avança na segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. A partir desta quinta-feira (25/03), terá início a vacinação de idosos que possuem 70, 71 e 72 anos. Em paralelo, continua a vacinação dos idosos de 73 e 74 anos de idade, os primeiros contemplados nesta nova etapa, que começou na segunda-feira (22/03).

Todos os idosos são vacinados mediante o agendamento da Prefeitura de Fortaleza, a partir do cadastro prévio no sistema Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/).

A relação dos idosos agendados será divulgada no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br, juntamente com as informações sobre data, horário e local da vacinação. Esses idosos também receberão mensagem via WhatsApp contendo as informações do agendamento.

“No feriado da Data Magna do Ceará, nesta quinta-feira (25/03), vamos abrir 43 postos de saúde exclusivamente para vacinar idosos previamente agendados. O público deve procurar as unidades na hora que foi marcado para sua vacina, visando evitar aglomerações. Além disso, seguiremos com os outros oito centros de vacinação, dando celeridade à segunda fase da campanha”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.


Mais informações sobre a vacinação no feriado


Para manter a organização e a segurança de todos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) organiza o planejamento distribuindo os agendamentos em diferentes horários ao longo do dia em vários centros de vacinação, para descentralizar o atendimento. Por isso, a SMS reforça a importância de que os idosos compareçam ao seu local de vacinação apenas no seu horário agendado.


Cadastramento para vacinação contra a Covid-19


O público prioritário da segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, idosos entre 60 e 74 anos, deve realizar seu cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Após o cadastro, a Prefeitura realizará o agendamento para aplicação da vacina, de forma gradativa, priorizando os de mais idade.

Os idosos acamados ou com mobilidade reduzida receberão a aplicação do imunobiológico em sua residência. Após preenchimento das informações básicas de identificação (nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe e cartão nacional de saúde), na segunda etapa do cadastro no site, é preciso informar se o idoso está acamado. Caso a resposta seja positiva, após finalização do cadastro, a Prefeitura realizará o agendamento para aplicação da vacina de forma domiciliar.

Já no caso dos idosos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre a vacinação e encaminhando para o recebimento do imunobiológico.