quinta-feira, 11 de março de 2021

Chuvas do Cariri ajudaram a acelerar chegada da água do São Francisco ao açude Castanhão

O sertão cearense viveu um momento histórico na tarde de ontem, 10 de março. As águas do Rio São Francisco, liberadas através do Cinturão das Águas do Ceará, no último dia primeiro de março, chegaram ao açude Castanhão e devem beneficiar cerca de 4,5 milhões de cearenses.

A estimativa inicial era que o desague no açude Castanhão acontecesse em 30 dias, mas o prazo foi adiantado devido as chuvas que banharam a região do Cariri, aumentando o nível do rio Salgado.

Antes da chegada ao açude Castanhão as água do Velho Chico, misturadas com as águas da chuva, passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara. 

Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fizeram o monitoramento diário desde o último dia primeiro de março, quando foi aberta a comporta do Cinturão das Águas, e vão continuar com o monitoramento do nível do açude Castanhão para medir a vazão que vai entrando no reservatório.

O governador Camilo Santana comemorou o feito, com postagem em suas redes sociais, assim como o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Ele destacou que a chegada das águas do São Francisco ao Castanhão vai garantir segurança hídrica para os moradores da Região do Vale do Jaguaribe e das imediações.