terça-feira, 30 de março de 2021

Assembleia aprecia PEC que amplia prazo para prestação de contas do Governo

 


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, nesta terça-feira (30/03), a partir das 9h30, a primeira reunião extraordinária especial da sessão deliberativa extraordinária do Sistema de Deliberação Remoto (SDR). Na pauta, a discussão e votação em primeiro turno da proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria do Poder Executivo, que altera prazo para prestação de contas.

A PEC nº 03/21 altera o inciso XVI do artigo 88 e o artigo 211 da Constituição do Estado do Ceará, ampliando de 60 para 120 dias – em caso de decretação de calamidade pública – o prazo para o Governo do Estado prestar contas referentes ao exercício anterior, após abertura da sessão legislativa.

A matéria começou a tramitar na última sessão plenária realizada na terça-feira (23/03).

De acordo com o Poder Executivo, a Secretaria da Fazenda do Estado tem enfrentado, por conta da pandemia, dificuldades operacionais para a observância de certos prazos previstos na legislação. No momento, essa dificuldade se viu agravada por conta do quadro atual da COVID-19 no Ceará e das medidas de isolamento social rígido, havendo uma perspectiva forte de que não se tenha como cumprir o prazo previsto no artigo 88, inciso XVI, da Constituição do Estado, A legislação estabelece 60 dias após a abertura da sessão legislativa para a prestação de contas, anualmente, à Assembleia Legislativa.

Na abertura da sessão plenária serão lidos ainda quatro projetos de lei do Poder Executivo, dois projetos de lei complementar, sendo um do Executivo e outro de autoria do deputado Nelinho (PSDB); 10 projetos de lei e 13 de indicação.de parlamentares.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 31.1), FM Assembleia (96,7MHz), Portal e Facebook da Casa.