sábado, 30 de janeiro de 2021

Site Vacine Já disponibiliza consulta de cadastros confirmados para idosos e profissionais de saúde

A Prefeitura de Fortaleza atualizou, na manhã desta sexta-feira (29/01), informações relacionadas à campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Os idosos acima de 75 anos e os profissionais de saúde cadastrados no site Vacine Já podem acessar a validação do pedido de agendamento clicando na aba “Consultar Cadastro".

Diante de qualquer necessidade, eventuais alterações cadastrais devem ser solicitadas pelos telefones (85) 3452-6779 e (85) 3452-6990.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, informou ainda que, ao estabelecer o itinerário das visitações, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue entrando em contato via e-mail e WhatsApp para fornecer detalhes relacionados ao dia e ao horário da vacinação.

“Estamos ampliando a cobertura de vacinação. Hoje cerca de 300 rotas estão estrategicamente distribuídas por toda a Capital”, afirmou.

Mapeamento de pacientes prioritários

Iniciada na última quarta-feira (27/01), a vacinação domiciliar do grupo prioritário vem cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Inicialmente, estamos contemplando, de forma preferencial, idosos acima de 75 anos acamados. Nesta mesma etapa, iremos ampliar o faseamento para aqueles maiores de 90 anos, seguidos pelos maiores de 80 e por aqueles a partir de 75 anos não acamados”, explicou.

Segundo Erlemus, o mapeamento de idosos acamados é realizado por meio da análise de prontuários eletrônicos a partir da atuação de 466 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), distribuídas nos 116 postos de saúde da Cidade, além de profissionais do Programa Melhor em Casa.

Mesmo diante dos critérios de priorização estipulados, a vacinação deverá chegar, ao longo do próximo mês, a todos os idosos cadastrados “mediante a chegada de novas doses dos imunobiológicos”, acrescentou.

Vacinação em drive-thru 

A partir da primeira semana de fevereiro, a nova modalidade em esquema de drive-thru deverá estar disponível para contemplar os idosos acima de 75 anos que, no momento do cadastro, optaram pela alternativa. A Prefeitura de Fortaleza segue alinhando a estratégia e definindo os endereços para atender a população de forma segura e otimizada.

“Os que optaram pela modalidade receberão a confirmação também por e-mail e pelo WhatsApp. Também em conformidade com a nota técnica do Ministério da Saúde, aqueles acima de 90 anos serão vacinados primeiro”, garantiu Erlemus.

Profissionais da Atenção Primária

Neste fim de semana, a Prefeitura de Fortaleza irá ampliar a vacinação dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde contra a Covid-19. Neste sábado e domingo (30 e 31/01), a expectativa é que 3.000 profissionais recebam a primeira dose do imunobiológico na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no Passaré.

Simultaneamente, o Centro de Eventos do Ceará continuará recebendo, até domingo (31/01), trabalhadores atuantes na rede hospitalar, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Balanço parcial

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, também na manhã desta sexta-feira (29/01), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Até o momento, 31.778 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponibilizados (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca).

Mais informações

Informações adicionais relacionadas à campanha, a exemplo dos planos Municipal, Estadual e Federal de vacinação, podem ser acessadas, também, pelo site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/