sábado, 23 de janeiro de 2021

SENAI Nacional comemora 79 anos

Há 79 anos, em 22 de janeiro de 1942, era criado o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ao longo dos anos, a instituição vem cumprindo um papel fundamental e histórico na formação do trabalhador brasileiro. Em todo o país, é uma das mais respeitadas entidades de educação profissional e inovação tecnológica, sendo referência em qualidade e credibilidade.

Com a missão de formar mão de obra qualificada e promover a inovação para a indústria brasileira, o SENAI, o maior complexo privado de educação profissional e de serviços tecnológicos da América Latina, formou mais de 77 milhões de trabalhadores em 28 áreas industriais.

O SENAI está presente em mais de 3.200 mil municípios brasileiros e oferece cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica. São 583 unidades fixas e 457 unidades móveis, sendo dois barcos-escola. Nos últimos anos, a entidade incorporou novas tecnologias, antecipou tendências e investiu em 27 institutos de inovação e 60 institutos de tecnologia para pesquisa e oferta de serviços de ponta.

No SENAI Ceará, nos últimos 10 anos, foram realizadas mais de 300 mil matrículas em quase 3 mil cursos. As informações são do Sistema de Administração Escolar (Sades).

Cumprindo a missão de apoiar o industrial no aumento da competitividade, o SENAI Ceará tem no Sebrae um grande parceiro na oferta de consultorias para micro e pequenas empresas, por meio do Sebraetec, um programa nacional do Sistema Sebrae que aproxima os prestadores de serviços tecnológicos dos pequenos negócios. Ele foi criado para que os pequenos negócios possam inovar por meio do acesso à mão de obra especializada. O SENAI Ceará é reconhecido pelo Sebrae como o maior executor do Sebraetec. Entre 2017 e 2020, foram prestados 2019 atendimentos para 1055 empresas.

A união faz a força. O SENAI Ceará construiu uma história de sucesso e consolidou-se como uma das três mais importantes instituições de educação profissional, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhando em parceria com governos, instituições e empresas. Com a Mallory, o SENAI tem uma forte atuação em Aprendizagem Industrial e também atuou junto no combate à pandemia, bem como com a Esmaltec. Em conjunto com a Enel, desenvolveu o Centro de Treinamento Avançado em Distribuição de Energia na unidade SENAI da Barra do Ceará para atender 3.300 treinamentos por ano. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apoia o SENAI em projetos de inovação.

O olhar do SENAI Ceará também se volta para dentro do Sistema FIEC. Com grande parceria com as casas SESI e IEL, além do Observatório da Indústria e Centro Internacional de Negócios, a atuação integrada proporciona entregas cada vez mais eficientes. Um exemplo é o projeto SENAI & IEL de Oportunidades, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), que tem como objetivo a inserção dos profissionais formados pelo SENAI Ceará no mercado de trabalho. O projeto faz o direcionamento de alunos e egressos do SENAI às oportunidades de emprego em empresas parceiras e oportunidades de estágio através do IEL Ceará.

Educação transforma vidas e o SENAI leva essa afirmação ao pé da letra. Por meio de projetos como o Sou Capaz e de serviços prestados ao Minha Casa Minha Vida, a instituição promove ressocialização e capacitação para a sociedade. O Sou Capaz capacita internos e egressos do Sistema Prisional. Em 2021, serão 11 mil pessoas qualificadas pelo projeto. Em parceria com o Minha Casa Minha Vida, o SENAI Ceará promove cursos e palestras, e atividades de lazer, trabalho em equipe e compromisso com o meio ambiente.

SENAI é premiado pelo combate à pandemia

Assim que a pandemia começou, o SENAI Ceará colocou a mão na massa e aplicou sua expertise técnica em diversas ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Por orientação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, o SENAI formou uma equipe multidisciplinar de trabalho com a Academia, setor produtivo industrial e Governo do Estado.

A mobilização da indústria para reparar ventiladores pulmonares, coordenada pelo SENAI, foi reconhecida pelo Prêmio Empreendedor Social. A iniciativa ficou entre as 10 ações mais importantes no combate à pandemia. O projeto que reuniu unidades do SENAI, empresas, instituições e órgãos de governo, consertou mais de dois mil e 400 ventiladores.

Até outubro de 2020, o SENAI Ceará foi o segundo mais eficiente do Brasil, com 127 respiradores recebidos e 112 recuperados, o que representa um índice de eficácia de 88%. O estado mais eficiente foi o Rio Grande do Norte, com 40 respirados consertados e uma taxa de 89% de eficácia.

Outra ação importante foi a criação do capacete de respiração assistida Elmo, 100% made in Ceará, idealizado logo no início da pandemia com a ideia de minimizar a necessidade de internações de pacientes com Covid-19 nas UTIs. Graças a uma força-tarefa envolvendo indústria, governo e academia, o capacete foi produzido em tempo recorde e já obteve aprovação da Anvisa para produção em escala industrial.

O Elmo é fruto de uma iniciativa conjunta entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará);  Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); da Universidade de Fortaleza (Unifor); e da Universidade Federal do Ceará (UFC). O capacete Elmo também contou com o apoio da Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Protagonismo

O SENAI mantém o papel de protagonista na concepção de atividades que ampliem a geração de emprego e renda, além de promover  serviços de tecnologia e inovação para as indústrias. A instituição atua em dois pilares fundamentais: Educação e Serviços Tecnológicos. Em Educação, são ofertados cursos em diversas áreas e modalidades, desde a Iniciação profissional até os cursos técnicos. 

Com unidades em Fortaleza (Parangaba, Jacarecanga e Barra do Ceará), Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, oferece cursos técnicos, de qualificação profissional, de curta duração e à distância, nas áreas de alimentos e bebidas, automação, mecatrônica, automotiva, construção, eletroeletrônica, energia, gestão, logística, meio ambiente, metrologia, petróleo e gás, polímeros, química, metalmecânica, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, tecnologia da informação, telecomunicações, têxtil e vestuário.

Inovação e Tecnologia

A indústria só será mais competitiva se inovar. O SENAI Ceará apoia o setor industrial a ser cada vez mais eficiente desenvolvendo projetos inovadores. O Instituto SENAI de Tecnologia, inaugurado em 2014, presta serviço às indústrias, oferecendo soluções para o desenvolvimento e a melhoria de produtos e processos de fabricação e produção, incentivando a produtividade e competitividade da indústria cearense.

Um dos principais objetivos do IST Eletrometalmecânica é a realização de pesquisas aplicadas, criação de novas tecnologias, novos produtos e a promoção de soluções inovadoras para as indústrias cearenses. Em todo o SENAI Ceará, são 187 laboratórios disponíveis para atender os industriais cearenses e de todo o país.

Escola SESI SENAI

O SENAI Ceará une tradição e credibilidade em educação profissional a novas formas de educação. Junto com o SESI, o SENAI Ceará integra a Escola SESI SENAI de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP), uma escola tecnológica, que articula o Ensino Médio do SESI com os Cursos Técnicos do SENAI.

Os alunos cursam as disciplinas da Matriz Curricular Comum (Matemática, Português, Artes, Educação Física, Química, Biologia, Física, Filosofia, Sociologia, História, Geografia e Língua Estrangeira) e as disciplinas transversais no SESI (Oficinas Tecnológicas, Atualidades, Projeto de Aprendizagem e Ciências Aplicadas) e cursos de habilitação técnica em Automação, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, dentre outros, no SENAI. A escola foi inaugurada em 2016 e ganhou repercussão ao utilizar a tecnologia a favor do processo de aprendizagem, com programas modernos como o Google for Education, Robótica e SESI Matemática.

SENAI Nacional em números

2.310.643 matrículas em educação profissional

1.334.971 ensaios laboratoriais realizados

583 unidades físicas

457 unidades móveis sendo 2 barcos-escola

331 laboratórios de serviços

28.271 recursos humanos


SENAI Ceará em números

Educação

Mais de 300 mil matrículas nos últimos 10 anos

Quase 3 mil cursos ofertados desde 2012

Mais de 200 cursos em oferta atualmente, em diferentes modalidades

6 Unidades de negócio em todo o Ceará

5 Unidades móveis

Atendimento de 15 áreas industriais diferentes


Instituto SENAI de Tecnologia (em 2020)

1042 atendimentos realizados

475 empresas atendidas

24 sindicatos atendidos

17 segmentos industriais atendidos

77 municípios atendidos

30 projetos de inovação

22 projetos de propriedade intelectual

3 projetos de desenvolvimento industrial

17 pedidos de patentes

2 registros de softwares