sábado, 30 de janeiro de 2021

Presidente Antônio Henrique se reúne com vereadores para definir ações do Legislativo em 2021

Durante a manhã desta sexta-feira, 29, os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza se reuniram virtualmente com o presidente da Casa, vereador Antônio Henrique (PDT), para debater sobre as decisões tomadas ontem, 29, em conversa com os parlamentares que compõem a Mesa Diretora.

Antônio Henrique reforçou o empenho do Legislativo na contenção da pandemia e o esforço em manter todos os cuidados necessários para o retorno seguro dos trabalhos durante o ano de 2021. “Hoje me reuni virtualmente com 36 vereadores . Apresentei as propostas decididas ontem na reunião da Mesa Diretora em deliberação ao retorno dos trabalhos para o ano de 2021. Ainda estamos vivendo esse momento de pandemia, momento crítico da nossa cidade, estado, do Brasil e do mundo. Nós não podemos correr o risco de retornamos sem termos a devida preocupação com a saúde dos vereadores, assessores, da população de uma forma geral”, evidenciou.

Em reunião virtual, o líder do legislativo destacou:

– a realização de duas sessões ordinárias por semana (terças e quartas) em formato híbrido; 

– participação dos parlamentares pode ocorrer em plenário, em seus gabinetes, podendo, também, o vereador estar em outro espaço que não seja a Câmara Municipal; 

– presença limitada de 20 parlamentares em plenário. Sendo: cinco inscritos no pequeno expediente, três que conduzirão os trabalhos da Mesa (presidente, vice-presidente e secretário) e os inscritos na ordem do dia.

“Quanto as questões sobre discussões dos projetos, dos encaminhamentos, fica como antes. O vereador poderá discutir, encaminhar seu voto de onde ele estiver”, comentou o presidente.

As decisões foram tomadas devido a pandemia, no entanto o projeto de resolução recém-aprovado no regimento interno, passará por ajustes validando essas medidas. “Precisamos colocar em pauta na primeira sessão ordinária do ano para poder garantir a segurança jurídica do nosso trabalho”, disse.

Sessão de Abertura

O retorno das atividades legislativas acontece no dia 1 de fevereiro, pela manhã, em formato 100% virtual. A mensagem do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), será na mesma configuração. A população pode acompanhar a cerimônia através dos canais de comunicação da Casa (TV, Rádio, Youtube, Site).

“O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, enviará uma mensagem e fará uma apresentação de forma virtual. Neste momento, não queremos correr o risco de ter aglomeração no equipamento público. Para que isso não ocorra, faremos 100% virtual”, disse Antônio Henrique.