sábado, 9 de janeiro de 2021

Formação do IEL Ceará promove o mindset ágil no RH das empresas cearenses

O mundo passa por profundas transformações e tornou-se inadiável repensar o modelo de negócio e a gestão das empresas. Um dos focos das atenções é o setor de Recursos Humanos, o RH, responsável por impulsionar as mudanças internas e posicionar a empresa dentro do mercado cada vez mais exigente e concorrido. Mas, isso não é tarefa simples. Requer preparo e conhecimento. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), atento a essas necessidades, oferece uma capacitação que irá desenvolver o mindset ágil e preparar os participantes a implementar, na prática, um RH ágil e capaz de acelerar a inovação e a transformação digital na empresa. 

O curso Formação em RH Ágil está com inscrições abertas e o início das aulas está previsto para 28/1. Um dos professores do curso, o mestre em psicologia Daniel Araújo, explica que a formação irá capacitar profissionais de RH, gestores, líderes e empresários a atuarem como protagonistas na transformação organizacional por meio da cultura ágil, entendendo quais as mudanças necessárias nas funções de RH e como os papéis e comportamentos dos membros da equipe são afetados.

"Não dá mais para as empresas se entenderem como organizações hierárquicas, piramidais, com decisões de cima pra baixo, centralizadas, em que o gestor toma as decisões e a equipe só as executa. Esse modelo não sustenta mais nenhum tipo de negócio. A gestão das pessoas precisa ser cada vez mais horizontalizada, dando autonomia para as pessoas e respondendo rapidamente às mudanças e imprevisibilidades do mundo. O RH Ágil vai ajudar a empresa a se posicionar dentro desse novo mundo", explica o professor.

De acordo com ele, o RH Ágil é baseado no Manifesto Ágil, lançado em 2001 por empresas de tecnologia, composto por um conjunto de princípios e valores que hoje são referência em modelos de gestão para empresas de diversos setores, como o Google, Facebook, Uber, Airbnb, Spotify, entre outras. Os princípios e valores do Manifesto também inspiraram o RH a agir de uma forma diferente, deixando para trás o papel voltado para a estratégia e passando a ter um foco na dinâmica do negócio, que está em constante mudança.

"O RH Ágil é esse posicionamento da área de RH para ajudar a desenvolver, na empresa, uma cultura de inovação, com foco no cliente, em que os líderes realizem uma gestão mais horizontal, mais participativa, e capacitem as pessoas a perceberem as mudanças no ambiente para tomarem suas próprias decisões", esclarece Daniel.

Para implementar esse RH, é preciso primeiro entender o Manifesto Ágil, repensar os processos de RH, moldando-os em produtos, e transformar a estrutura do RH. O curso que será realizado pelo IEL Ceará irá ajudar os participantes a implementarem em suas empresas o RH Ágil, pois além das aulas teóricas e conceituais, com a exposição de ferramentas, serão oferecidas horas de mentoria com facilitadores que irão acompanhar esse processo de transformação ágil na prática. Esse é um grande diferencial que nenhum curso no mercado cearense possui.

O curso é realizado em parceria com a Performance - Inovação e Agilidade, consultoria especializada em transformação ágil.

"O curso se propõe a oferecer um novo degrau na carreira do profissional de RH. O RH Ágil veio pra ficar, ele é um posicionamento do RH do futuro. As empresas precisam de um RH dinâmico, que acompanhe todo dia as necessidades do negócio. Então, o curso forma os profissionais para subir esse degrau, para estruturarem o seu RH dentro desse modelo, para trabalhar o mindset ágil do profissional de RH e para aplicar na prática a transformação ágil no seu setor", finaliza.