quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Camilo e Sarto anunciam endurecimento na fiscalização, proibição de festas em condomínio e plano para conter aglomeração nos coletivos

O gestor estadual disse que vai retomar unidades de saúde criadas ao longo da pandemia, transformando em exclusivas de covid, na Capital e Interior. O comitê proibiu uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia. O governador adiantou que deve elaborar recomendação de protocolos nos condomínios urbanos. O documento recomenda ainda que as pessoas não viajem via transporte intermunicipal. Segundo Camilo, a medida visa evitar a transmissão de Fortaleza às cidades do interior. “Só o façam se for a trabalho ou em ações essenciais”, pediu o governador.

Ao longo da última semana, houve aumento no número de casos de covid-19, reforçou o governador. “A vacinação abre uma esperança, porém é um processo lento e vai depender do calendário do Ministério da Saúde”, destaca Santana.

Camilo adiantou que participará, nesta tarde, de reunião com o setor de transporte público para tratar sobre aglomerações em transportes públicos.

“Pedir a colaboração ao pessoal de Fortaleza. O Governo e a Prefeitura têm a obrigação de proteger a saúde do povo fortalezense”, solicitou Sarto. “Vamos ampliar a fiscalização para garantir o cumprimento do Governo e da Prefeitura”, emendou o prefeito. “Agentes de fiscalização devem atuar onde as pessoas têm quebrado o protocolo”, continuou Nogueira. Como proposta de garantir o cumprimento do decreto, o governador reforçou que estabelecimentos que gerem aglomerações devem ser multados e/ou interditados.

Na última quarta-feira, 20, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que o comitê de saúde teve que antecipar reuniões devido ao número de casos de covid-19 no Estado. O prefeito de Fortaleza e o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, estavam presentes no encontro. O chefe do Executivo estadual adiantou que novas medidas seriam anunciadas nesta quinta. “Reunião desde o começo da manhã com nossa equipe da Saúde e com o prefeito Sarto avaliando o aumento dos números da covid nos últimos dias, o que tem nos causado muita preocupação. Diante dos indicadores, estamos antecipando a reunião do Comitê que delibera sobre o Decreto Estadual para amanhã de manhã, quando discutiremos a implantação de novas medidas. Também deveremos apresentar um plano de ampliação de leitos para covid”, postou o gestor estadual.