quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Unifor anuncia construção de grande complexo de arte em 2021

A Fundação Edson Queiroz construirá no local do antigo Centro de Convenções um moderno complexo de arte e cultura, composto de museu, teatro, biblioteca de acervos especiais, auditórios e salas multifuncionais. O museu servirá para acolher a coleção de obras de arte da Fundação Edson Queiroz, a maior referência em arte moderna do Brasil, bem como para apresentação de exposições locais, nacionais e estrangeiras que atualmente acontecem no Espaço Cultural Unifor.

O projeto está sendo estudado desde 2019 e pretende se tornar uma das principais opções de entretenimento artístico e cultural do Ceará. A ideia é construir um complexo capaz de estimular o turismo nacional e internacional, dispondo à população uma aproximação acessível com a arte e a cultura, além de potencializar a economia turística do Estado.

Infraestrutura inovadora

O aspecto de sustentabilidade do projeto será abordado de maneira ampla, focando tanto no âmbito ecológico quanto no financeiro. O que tem se levado em consideração ao elaborar o empreendimento são, principalmente, os quesitos de responsabilidade ambiental e de manutenção a baixo custo, otimizando os processos e facilitando a execução dos planos.

O complexo cultural da Fundação Edson Queiroz busca inovar em sua infraestrutura aliando a tecnologia em seus sistemas de funcionamento, como a automação predial para o museu, o teatro e demais ambientes. Além disso, o projeto será elaborado dentro da tecnologia BIM (Building Information Model, que em português significa Modelo de Informação da Construção) de modelagem virtual e gerenciamento de atividades inerentes aos projetos de obras de arquitetura e engenharia.

O uso desse conceito tem como principal benefício a redução de custos na construção e a manutenção da obra devido à sua capacidade de demonstrar previamente, em plataforma digital, todos os detalhes e possíveis inconformidades do projeto.