quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Economia cearense reage ao coronavírus e PIB cresce 17,7% no terceiro trimestre de 2020

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou com uma expressiva alta de 17,70% no terceiro trimestre de 2020 em relação ao segundo trimestre do mesmo ano, quando o índice ficou em -13,452%. O resultado representa mais que o dobro do índice nacional naquele período, que foi de 7,7%, contra os -9,6% no segundo trimestre de 2020. O desempenho cearense mostra que o Estado vem apresentando uma recuperação bem acelerada de sua economia - impactada negativamente pelo coronavírus (covid-19) -, que inverteu as estimativas bem positivas no final de 2019 para este ano, tanto para o Ceará como para os demais estados brasileiros. E no Ceará o setor da Indústria foi o que mais alavancou o PIB, seguido pelo Serviços.

Dos três setores que compõem o PIB, a Indústria conseguiu se reerguer no terceiro trimestre de 2020, apresentando um desempenho acima da previsão mais otimista: 41,57%, contra os -27,18% do segundo trimestre. A evolução da Indústria, no caso, superou o índice nacional, de 14,8% no período. O Serviços cearense também mostrou excelente resultado, atingindo 12,49% no período analisado (o nacional foi de 6,3%) em relação ao trimestre imediatamente anterior (-12,03%). A agropecuária do Ceará fechou em queda e -2%, após alta elevada no segundo trimestre de 2020: 10,38%. Os números do PIB estadual acabam de ser divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Mas, as boas notícias também atingem as previsões para o PIB, tanto no fechamento de 2020, bem como para o próximo ano. De acordo com estimativas dos analistas de políticas públicas do Ipece, este ano o PIB estadual deve fechar em -4,18%. A intensidade da redução esperada para o PIB estadual está inferior à projetada anteriormente em setembro, de -4,35%, e de junho, de -4,92%, e continua abaixo da expectativa para a economia brasileira: taxa de -4,41%. E para 2021 a previsão inicial é de crescimento 4%, que, inclusive, está acima do projetado para a economia nacional: 3,50%.

Como esperado, na comparação do terceiro trimestre de 2020 com igual período de 2019, o PIB cearense é negativo: -1,32%, mesmo assim bem abaixo do nacional: -3,9%. O índice acumulado no Ceará, este ano, apresenta queda de -5,08%, um pouco acima do nacional, de -5%. Já o acumulado nos quatro últimos trimestres ficou em -2,65%, abaixo, portanto, do índice brasileiro no mesmo período, que foi de -3,4%. Ao anunciar os índices, os analistas de políticas públicas do Ipece observaram que a recuperação da economia do Ceará deve ocorrer gradualmente, mas de forma mais rápida que a nacional. Fizeram parte da equipe responsável pelo PIB os analistas Nicolino Trompiere Neto, ​Witalo Paiva e Alexsandre Lira e os assessores técnicos Cristina Lima e José Freire Júnior, todos da Diretoria e Estudos Econômicos (Diec) do Ipece.

​ÍNDICE

O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.