sábado, 12 de dezembro de 2020

Prefeito Roberto Cláudio entrega novo Centro de Educação Infantil no bairro Lagoa Redonda

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quinta-feira (10/12), o Centro de Educação Infantil Olinda Maria Feitosa Parente, localizado na Lagoa Redonda. Com esse CEI, a atual gestão contabiliza 39 Centros de Educação Infantil construídos do zero.

O novo equipamento contemplará 100 crianças de 1 a 3 anos de idade, ampliando a oferta de vagas destinadas à creche em tempo integral. Oriundo de contrapartida federal e municipal, a construção da unidade de Educação Infantil recebeu investimentos da ordem de R$ 2.296.584,10. Para a aquisição de equipamentos, foram investidos R$ 85.970,84.

A infraestrutura do CEI é composta por salas de aula, banheiros adaptados, secretaria, coordenação, sala de professores, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, depósito para material de limpeza, lactário e fraldário. Objetivando desenvolver competências cognitivas e socioemocionais, o novo CEI oferece, ainda, brinquedoteca, sala multiuso, solarium e área de lazer com playground.

Conforme Roberto Cláudio, as creches deixam de ser apenas uma política assistencial, um espaço para que as mães tivessem onde deixar o filho e pudessem ir trabalhar, e ganharam uma nova concepção, se tornando o primeiro passo educacional das crianças. As unidades oferecem um currículo estruturado para desenvolver habilidades que serão essenciais nas próximas etapas da vida dos pequenos.

“Crianças que passam por essas creches terão melhores índices de aprendizagem, menores chances de saírem da escola e maiores oportunidades de ingressarem no mercado de trabalho no futuro. Independentemente da vulnerabilidade do ambiente familiar ou comunitário, a escola é um instrumento de inclusão”, disse o Prefeito.

Já são 39 novos CEIs entregues na atual gestão. Outras 34 unidades estão em andamento e a previsão é 10 delas serão entregues até março de 2021, estando disponível para a abertura de matrículas para o próximo ano letivo, de acordo com a secretária de Educação, Dalila Saldanha.

“Quanto mais cedo as crianças entram na escola, mais possibilidades elas têm de desenvolver o aprendizado na idade certa. Temos um registro único, onde as famílias registram o seu interesse em matricular as crianças na etapa creche da Educação Infantil, que ainda não é obrigatória. Fortaleza é uma referência em ter esse cadastro organizado para que a gestão pública possa se planejar para atender as demandas registradas pelas famílias. Isso tem impulsionado ainda mais as políticas de expansão da Educação Infantil”, explicou a Secretária.

Iasmim dos Santos, mora vizinho ao novo CEI e é mãe do pequeno Arthur, de um ano. Ela contou que está aguardando o início das matrículas na unidade para conseguir iniciar sua vida profissional. “A gente tem que ter confiança para poder deixar nossos filhos aqui, e acredito que isso irá, também, ajudá-lo em seu crescimento”.

Ampliação da Rede

A expansão da oferta de vagas voltadas à Educação Infantil tem consolidado uma marca da gestão do prefeito Roberto Cláudio. Com a inauguração do novo CEI, a Prefeitura de Fortaleza chega a 260 unidades educacionais, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e oriundos de parcerias. Além disso, a Capital também possui 151 escolas municipais com turmas de pré-escola.

Em 2020, mais de 52 mil alunos estão regularmente matriculados na Educação Infantil da Rede Municipal.