quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Prefeito Roberto Cláudio entrega Centro de Educação Infantil Professora Maria Rozani Mendonça Nobre

O prefeito Roberto Cláudio entregou, na manhã desta quarta-feira (23/12), o Centro de Educação Infantil Professora Maria Rozani Mendonça Nobre. Instalado no bairro Barroso, o equipamento contemplará cerca de 200 crianças de 1 a 3 anos de idade, ampliando a oferta de vagas destinadas à creche em tempo integral na Regional VI.

Implantada em área total de 2.400 m², a Unidade conta com 1.318 m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por dez salas de aula, banheiros adaptados, secretaria, coordenação, sala de professores, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, depósito para material de limpeza, lactário e fraldário.

Objetivando aprimorar competências cognitivas e socioemocionais, o ambiente escolar oferece, ainda, brinquedoteca, sala multiuso, solarium e área de lazer com playground.

Na ocasião, Roberto Cláudio elencou as repercussões estimadas a partir de estímulos linguísticos, motores e intelectuais durante a primeira infância.

“Quanto mais cedo se vai para a escola, mais precocemente se inicia uma preparação para a vida. Quanto mais qualificado o estímulo, mais promissor será o futuro. Além de estrutura comparável às melhores escolas particulares da Cidade, estamos oferecendo professores concursados, gestores selecionados por mérito, cinco refeições diárias e material didático da melhor qualidade”, declarou.

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, a visita inaugural aconteceu de forma restrita, sem a presença da população para evitar aglomerações.

Na oportunidade, a titular da Secretaria da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, garantiu que protocolos de retomada das aulas presenciais seguem em definição junto às autoridades sanitárias para minimizar riscos e garantir a segurança dos estudantes.

“O nosso plano de retomada vem sendo construído com instâncias da Educação, da Saúde e do Ministério Público, dialogando com professores e gestores. Já iniciamos a adequação das nossas unidades com a instalação de lavatórios, a abertura de espaços para promover a ventilação natural, a desinfecção de calçadas, além da aquisição de insumos e de EPIs necessários ao cumprimento dos protocolos”, informou.

No entanto, as datas seguem indefinidas. “O início do ano letivo está previsto para 28 de janeiro. Enquanto o retorno híbrido não for autorizado, o plano remoto pedagógico permanecerá em execução. Para isso, toda a assistência será garantida, incluindo a distribuição de chips para celulares para os estudantes da Rede e tablets para os alunos do nono ano”, acrescentou.

Investimento

Resultado de contrapartida federal e municipal, o projeto do novo CEI recebeu investimento superior a R$ 3 milhões. Para a aquisição de equipamentos, foram destinados recursos da ordem de R$138 mil.

Ampliação da Rede

A expansão da oferta de vagas voltadas à Educação Infantil tem se consolidado marca registrada da gestão do prefeito Roberto Cláudio. Com a inauguração do novo CEI, dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e oriundos de parcerias, a Prefeitura de Fortaleza chega a 261 unidades atendendo à população fortalezense. Além disso, o Município possui 151 escolas municipais com turmas de pré-escola. Em 2020, mais de 52 mil alunos estão regularmente matriculados na Educação Infantil da Rede Municipal.

Novos equipamentos

De 2013 a dezembro de 2020, 40 Centros de Educação Infantil foram construídos do zero.

Atualmente, pelo menos 29 equipamentos similares estão em construção para fortalecer e democratizar o acesso à educação pública de qualidade, incluindo propostas pedagógicas adequadas ao desenvolvimento integral das crianças.

“A expectativa é entregar 10 novos CEIs logo no primeiro semestre de 2021. Isso representa mais de 2 mil novas vagas no início da gestão do prefeito eleito, José Sarto”, concluiu Dalila.

Homenagem

Durante a visita, Roberto Cláudio discursou em homenagem à professora Maria Rozani Mendonça Nobre, personalidade que dá nome ao equipamento municipal. Vinculada à Rede Municipal de Ensino, ela foi vítima da Covid-19 e faleceu no último dia 8 de dezembro.

“Esperamos que o trabalho exemplar e qualificado realizado pela professora Rozani seja fonte de inspiração para muitos educadores e servidores nessa tão importante missão de cuidar das nossas crianças”, disse.