quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Deputados se despedem de Sarto que assume a Prefeitura de Fortaleza em 1º de janeiro

Deputados parabenizaram o presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), durante balanço de sua gestão e despedida do Parlamento estadual, na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (22/12). Sarto assume a Prefeitura de Fortaleza a partir de 1º de janeiro de 2021.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) pediu ao prefeito eleito que “ouça o contraditório, não só um lado”, e pediu valorização das áreas de saúde, como atenção primária, e o servidor público.

O deputado João Jaime (DEM) ressaltou que Sarto tem preparo e experiência, e lhe desejou sucesso em sua administração. O parlamentar Antônio Granja (PDT) reconheceu que aprendeu muito com a “serenidade”, “respeito”, “equilíbrio” de Sarto e se colocou à disposição do novo gestor de Fortaleza.

O deputado Agenor Neto (MDB) salientou que os deputados sentirão falta da presença de Sarto na AL, no entanto, destacou que Fortaleza está em boas mãos. Moisés Braz (PT) agradeceu o apoio na Comissão de Agropecuária, da qual é presidente. “O diálogo sempre esteve presente durante sua gestão nesta Casa”, ressaltou Braz.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), asseverou que com José Sarto aprendeu a ter “serenidade, prudência ao falar, além do respeito à pluralidade de ideias”.

O deputado Danniel Oliveira (MDB) ressaltou a convivência com José Sarto no parlamento e disse que o presidente da AL é “correto, justo e atencioso”, e que vê nele a “seriedade, responsabilidade e o zelo pelo bem público”.

Romeu Aldigueri (PDT) destacou que foi honroso conviver com Sarto como presidente da AL. Segundo ele, enquanto a classe política atravessa um momento de descrédito da população, “Sarto carrega qualidades essenciais para um homem público como lealdade, integridade e parcimônia”.            

Já o deputado Sérgio Aguiar (PDT) frisou que a Assembleia Legislativa está grata ao presidente Sarto pela valorização dos servidores públicos e que o presidente sempre esteve em próximo ao diálogo. O deputado Walter Cavalcante (MDB) desejou“sabedoria, força e humildade quando assumir a prefeitura de Fortaleza”.

A procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Augusta Britto (PCdoB), destacou o apoio de Sarto ao trabalho da Procuradoria junto às delegacias da Mulher no Ceará e à Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher.

O deputado Queiroz Filho (PDT) ressaltou que, mesmo em momentos difíceis para o Estado, como a pandemia de Covid-19, a Assembleia manteve a realização do concurso público para servidores. Para ele, a maior colaboração da Casa foi o debate sobre o novo coronavírus, “de forma plural”, ouvindo possíveis ideias e sugestões.

Guilherme Landim (PDT) parabenizou Sarto pela vitória nas eleições municipais e ressaltou que o presidente deu oportunidades para os parlamentares realizarem seu trabalho da forma que gostariam.

Nizo Costa (PSB) disse que Sarto o ensinou a fazer um trabalho voltado ao povo cearense, agradeceu o apoio recebido e afirmou que o novo prefeito vai fazer “grande trabalho” como gestor da Capital.

Marcos Sobreira (PDT) lembrou que Sarto exerceu sete mandatos na Casa, com “serenidade incrível”, e comandou o Parlamento cearense em um momento difícil, conseguindo mostrar “competência e serenidade”.

O deputado Tin Gomes (PDT) também parabenizou Sarto pela condução da Assembleia Legislativa, enquanto Renato Roseno (Psol) relatou que sempre ouviu de forma qualificada e, mesmo com divergências, acolheu “uma série de demandas”. 

Salmito Filho (PDT) destacou que José Sarto é “leal e sereno”. Já o Lucílvio Girão (PP) disse que Sarto será um grande prefeito de Fortaleza.

Júlio César Filho (PDT) ressaltou que Sarto, enquanto chefe do Poder Legislativo, “deu grande contribuição” ao Ceará. “O parlamento irá perder grande inteligência e grande capacidade”, enfatizou Júlio César.

A deputada Érika Amorim (PSD) agradeceu e parabenizou Sarto pela “condução exemplar” nos dois anos como gestor da AL. Heitor Férrer (SD) disse que Sarto foi “bom presidente para todos”. O deputado Jeová Mota (PDT) pontuou que mesmo diante da pandemia, José Sarto conduziu a Assembleia Legislativa “honrando o mandado dos parlamentares e que vai honrar o mandato de prefeito”.

Acrísio Sena (PT) desejou que sucesso para a nova gestão municipal, enquanto o deputado Elmano (PT) enfatizou a “correção nas relações políticas e cumprimento de acordos republicanos”.

O deputado Bruno Pedrosa (PP) destacou a lealdade de Sarto, pois em 30 anos de vida pública, esteve sempre no mesmo grupo político, com mesmos líderes.

E o deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP) solicitou que Sarto tenha ao seu lado, na gestão municipal, pessoas sinceras e que falem a “verdade com amor”. Ele desejou que novo prefeito “preserve em seu coração o que aprendeu da palavra de Deus”.