quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Proenergia 2020 teve início nesta quarta-feira, 18


Nesta quarta-feira, 18/11, teve início o Proenergia 2020, evento realizado pela primeira vez de forma online, em função da pandemia de Covid-19.

O evento começou com um momento de boas-vindas, seguido da apresentação e interação de três startups que atuam no Ceará, além de apresentações do Sebrae, SESI Ceará e SENAI Ceará.

“O momento que estamos vivendo atualmente é extremamente desafiador, porém, ao mesmo tempo, podemos ver que empresas adotaram posturas de inovação e conseguiram se destacar. Este é um momento em que todos precisam se ajudar para que o nosso Hub de inovação consiga se desenvolver ainda mais e, assim, beneficiar as pessoas do nosso Estado com a criação de novos empregos e o aumento da economia local”, afirmou na abertura do evento o presidente do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia Ceará), Benildo Aguiar.

Em seguida, quem deu as boas-vindas foi Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará e gerente do Núcleo de Expansão Industrial (NEXI/FIEC). “Parabéns  pelo evento, mesmo em um momento tão singular, precisamos entender a importância de trabalharmos as conexões das empresas de energia, gerando oportunidades e atuando em processos inovadores para o nosso Estado, fechando cada vez mais parcerias de sucesso”, disse Dana.

Com uma proposta de atração de investimentos e realização de negócios, o Proenergia é um evento focado no panorama atual, oportunidades e desafios do setor, com espaço específico para rodadas de negócios e exposições, dando ampla visibilidade às empresas participantes.

Já a gerente do Hub de Inovação do Banco do Nordeste, Lina Ângela, destacou a parceria da instituição com o Hub de Inovação do IEL, que atua conectando soluções inovadoras a potenciais clientes que desejam agregar soluções aos seus negócios. “É mais inovação e desenvolvimento para os negócios do Ceará e do Nordeste”, destacou.

Ações e atividades inovadoras no setor de energia

Pela manhã, o evento contou com a participação e apresentação de três empresários, como Yuri Frota, fundador da Sunne Energia Renováveis - plataforma de compartilhamento de créditos de energia solar, que permite economia na conta de energia, sem a necessidade de instalar qualquer equipamento ou investir, e de forma totalmente remota.

Antônio Leal, fundador da GPC, também participou do Proenergia, e falou sobre o trabalho desenvolvido em sua empresa -  voltado para o controle e previsibilidade sobre consumo e desperdício de água, energia e gás, utilizando indicadores de desempenho como base para tomada de decisões em busca da maximização dos resultados operacionais dos usuários.

Já Anderson Medeiros, CEO e fundador da Tradenergy, apresentou o trabalho de soluções em plataforma web e um aplicativo criado para conectar produtores de energia renovável possibilitando venda de créditos em energia a consumidores.

Em sua fala, o analista técnico e gestor estadual do Comércio Varejista do Sebrae Ceará, Ivan Moreira, explicou como a instituição pode auxiliar pequenas empresas a melhorar e implantar um negócio de energia que consiga reduzir custos. Além disso, também traçou um panorama sobre as atividades econômicas que mais consomem energia no país, como indústrias, hospitais, shoppings, entre outros negócios.

O coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do SESI Ceará, Bruno Simões, apresentou um panorama da segurança do trabalho no setor de energia. E Rodrigo Nogueira, engenheiro de Segurança do Trabalho, fez uma apresentação com foco em acidentes de trabalho, abordando os impactos econômicos nas empresas, e ferramentas que auxiliam para a redução de custos com acidentes.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, destacou a atuação do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), além dos serviços de educação e o novo portfólio de cursos ofertados pela Instituição. Paulo André também ressaltou a criação do novo Centro de Treinamento Avançado (CTA) do Senai Ceará, em parceria com a ENEL. O Centro fica na Barra do Ceará e irá possibilitar que novos profissionais tenham mais qualificação para trabalhar no setor de distribuição de energia no Ceará.

Sobre o Proenergia 2020

O Proenergia 2020 é uma realização do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia Ceará), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e patrocínio master do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento segue até o dia 20 de novembro.