quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Prefeito Roberto Cláudio inaugura nova Praça do Lago Jacarey

O prefeito Roberto Cláudio inaugura, nesta quinta-feira (12/11), às 9 horas, a requalificação da Praça do Lago Jacarey e todo o seu entorno, numa das áreas com maior potencial de adensamento residencial, comercial e de serviços entre os bairros Cambeba e Cidade dos Funcionários, na Regional VI. 

Com foco nos pedestres e no deslocamento não motorizado na região, as intervenções implantadas visam melhorar a segurança viária naquele entorno, bastante demandado para a convivência, prática de exercícios, passeio, turismo gastronômico e comércios diversos.

O conjunto de intervenções foi coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e faz parte do pacote de atividades do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, Secretaria da Gestão Regional (Seger), Secretaria da Infraestrutura (Seinf), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria Regional VI.

Durante a concepção das novas intervenções, os técnicos envolvidos ouviram as considerações da população, tendo sido realizada também audiência pública para definição final dos detalhes do projeto, com o acompanhamento daqueles que moram na região ou têm uma vida ativa no entorno da área.

No local, foram realizadas diversas intervenções, como a ampliação da área da Praça do Lago Jacarey, por meio do alargamento do calçadão e troca do piso, requalificação de calçadas no entorno, reforma da academia existente na praça, travessias elevadas para pedestres, ciclovia, ciclofaixa, novo binário e dragagem e limpeza do lago, além de novo projeto de iluminação específico e drenagem nas vias do entorno.

Praça do Lago Jacarey

O calçadão da Praça do Lago Jacarey foi alargado em três extensões. Em sua área norte, pela Rua Alisson Batista de Medeiros; na área oeste, pela Rua Botelho Magalhães; e na área sul, pela Avenida Viena Weyne. Com isso, houve um acréscimo de 2.300m² no calçadão da praça, o que representa um aumento de cerca de 30% de área para pedestres. Além do aumento da área de praça, também foi realizada a troca do piso de pedra portuguesa, a reforma da academia e do parquinho, a dragagem e limpeza do Lago, implantação de travessias elevadas e um novo projeto de iluminação específico para a Praça.

Melhorias para pedestres no entorno

Várias vias do entorno da praça receberam ações para melhorar o deslocamento de pedestres. Dentre elas, a Avenida Viena Weyne, no trecho entre as ruas Botelho Magalhães e Pedro Lazar, recebeu pavimento intertravado na pista, duas travessias elevadas, requalificação das calçadas e platôs elevados nos cruzamentos, sugerindo redução de velocidade para veículos e contemplando um espaço de cooper e passeio. A Rua Joaquim Figueiredo Correia recebeu um novo canteiro central, melhorando o apoio ao pedestre nas travessias, além de reorganizar o estacionamento ao longo da via. No total, juntamente com a ampliação da Praça do Lago, foram inseridos mais de 4.000m² de novos espaços para pedestres. Seguem ainda em andamento a requalificação do canteiro central de toda a Av. Viena Weyne e a implantação da ciclovia ao longo do canteiro. 

Novo semáforo

Com o objetivo de proporcionar mais segurança viária, principalmente, para pedestres e ciclistas, além de organizar o fluxo de veículos, um novo semáforo foi implantado no cruzamento da Avenida Desembargador Gonzaga com a Rua Joãozito Arruda, onde antes havia uma rotatória. O novo equipamento oferece três tempos, com a perspectiva de minimizar um ponto grave de conflitos e acidentes identificados no local. Com isso, a travessia de pedestres foi facilitada neste ponto, onde antes não havia brechas para travessias seguras. Além disso, também foi inserido o acréscimo de tempo para as conversões à esquerda no semáforo da Rua João Leonel, esquina com a Avenida Desembargador Gonzaga.

Infraestrutura cicloviária e estações do Bicicletar

Dentro do projeto, estão previstos 2,5km de infraestrutura cicloviária na região, dos quais já foi implantado 1km com as ciclofaixas da Rua Marechal Lott e José Furtado, e as ciclovias da Av. Desembargador Gonzaga e do calçadão da Praça do Lago Jacarey. Também foram implantadas três estações do Bicicletar em pontos no entorno: uma na própria Praça do Lago Jacarey, outra na Av. Desembargador Gonzaga e mais uma na Rua Marechal Lott, esquina com Rua Joaquim de Figueiredo Correia, além do retorno da estação do Mini Bicicletar para a Praça, oferecendo bicicletas compartilhadas infantis.

Novo binário Rua João Leonel / Rua Marechal Lott

Dentro do projeto, com a nova configuração implantada nas vias, a Rua João Leonel agora opera em sentido único Leste-Oeste, seguindo agora apenas da Rua Máximo Linhares para a Avenida Desembargador Gonzaga. Fazendo o caminho inverso, a Rua Marechal Lott opera em sentido único Oeste- Leste, seguindo da Avenida Desembargador Gonzaga até a Avenida Viena Weyne.

Melhoria da iluminação

Além do aumento da área da praça, também foi implantado projeto específico para melhorar a iluminação de todo o entorno, com aumento da potência dos pontos de luz, com adequação ao fluxo de pedestres e do trânsito nas avenidas Viena Weyne, Pedro Lazar e adjacências.

Drenagem

Foram realizadas obras de drenagem na Av. Viena Weyne e fresa, recape e recuperação do pavimento em pontos específicos no entorno. Como forma de solucionar problemas recorrentes de alagamentos, agravados com o afloramento de lençol em terreno próximo, segue em execução a obra de drenagem pluvial nas Ruas Cândido Portinari e Luiz Girão.

Gestão de resíduos sólidos

Pela recorrência de descarte irregular de resíduos sólidos identificado em locais inadequados no entorno, está prevista a implantação de dois Ecopontos na região, oferecendo o benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia pela troca de resíduos recicláveis.