segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Prefeito Roberto Cláudio inaugura no bairro Bonsucesso a quarta Policlínica de Fortaleza

A unidade atenderá público adulto e pediátrico em 15 especialidades médicas, com capacidade mensal para 10 mil consultas médicas e três mil exames   

O prefeito Roberto Cláudio inaugura, nesta segunda-feira (26/10), às 9h30, a nova Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso (Regional V). 

Esta é a quarta policlínica inaugurada na gestão Roberto Cláudio que já conta com unidades em funcionamento nos bairros Jangurussu, Jóquei Clube e Passaré.

A nova unidade atenderá pacientes que necessitem de cuidados e avaliação de especialistas, mediante encaminhamento e agendamento realizado pelos Postos de Saúde da Capital, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Consultas e exames

Com capacidade para cerca de 10.000 consultas médica lá s e cerca de 3.000 exames mensais, a Policlínica do Bonsucesso atenderá o público adulto e pediátrico em 15 especialidades médicas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, obstetrícia, neurologia, dermatologia, nefrologia, infectologia, gastroenterologia, coloproctologia, angiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. 

Além disso, terá foco na Linha do Cuidado ao paciente Hipertenso e Diabético e na Linha do Cuidado ao Pré-Natal de Alto Risco, com assistência integrada de equipes multidisciplinares.

Quanto aos exames, serão ofertados tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, densitometria óssea, laringoscopia, eletrocardiografia, eletroencefalografia, ecocardiografia, radiologia, holter, mapa, audiometria, mapeamento de retina, colonoscopia entre outros.

Estrutura física 

Ocupando uma área de aproximadamente 8.500m², a Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho recebeu investimento de cerca de R$ 28 milhões e possui  26 consultórios, além de espaço para terapia coletiva, sala de espera, auditório para educação permanente, refeitório, setor administrativo, banheiros sociais e com acessibilidade, além da sala de observação e de recuperação de  procedimentos. Além disso, a policlínica contará com o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) para pessoas que vivem com IST/AIDS/hepatites virais.

A Policlínica também disponibilizará um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), serviço especializado de odontologia. No CEO, serão ofertados endodontias (canal); prótese; cirurgia; atendimento a pacientes com necessidades especiais; estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral); odontopediatria e periodontia. 

No local, haverá também mais uma Bebê Clínica Odontológica, que oferta acompanhamento odontológico para crianças de 0 a 3 anos, conscientizando os pais sobre a importância da saúde bucal infantil, além de oferecer um acompanhamento integral de odontologia na primeira infância.

Ampliando o acesso ambulatorial às diversas especialidades e exames especializados e em busca de uma maior atenção à saúde do paciente, a Policlínica ofertará apoio diagnóstico e terapêutico com serviços de consultas clínicas especializadas e de exames laboratoriais, gráficos e de imagem, potencializando o cuidado realizado pela rede de atenção básica nos 116 Postos de Saúde da Capital.

Homenageado

Dr. José Eloy da Costa Filho ingressou no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1971. Foi médico do Hospital Universitário Walter Cantídio, realizando exames ecocardiográficos da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, garantindo experiência no diagnóstico de cardiopatias congênitas.